Sacubitril/valsartana para insuficiência cardíaca com fração de ejeção preservada

Sacubitril/valsartana vêm sendo usado para pacientes com IC crônica com fração de ejeção reduzida, reduzindo a mortalidade e internações.

Desde o estudo PARADIGM-HF, o Entresto® (sacubitril/valsartana) vem sendo usado para pacientes com insuficiência cardíaca (IC) crônica com fração de ejeção reduzida (FER) com benefício em redução de mortalidade e redução de internações por IC descompensada. A IC FER é caracterizada por FE abaixo de 40%.

A IC com fração de ejeção preservada (FEP) engloba pacientes com FE normal (≥ 50%) e pacientes com FE intermediária (entre 40 e 49%), também chamados de IC mid-range ou limítrofe. Até 50% dos pacientes com IC se enquadram na categoria de ICFEP, sendo que a prevalência é ainda maior no grupo mais idoso. 

Diferente da ICFER, não há tratamento disponível para ICFEP que tenha mostrado grandes benefícios, sendo que o recomendado pelos guidelines é uso de diuréticos para melhora de sintomas e tratamento das comorbidades (hipertensão, fibrilação atrial, diabetes, etc.). 

Sacubitril/valsartana

Estudo compara sacubitril/valsartana com valsartana em pacientes

O estudo PARAMOUNT foi um estudo de fase 2 que comparou sacubitril/valsartana com valsartana em pacientes com IC e FE ≥ 45%. A medicação mostrou redução do NT-proBNP e uma tendência de melhora da classe funcional. Isso trouxe espaço para a realização do estudo de fase 3, PARAGON-HF.

O PARAGON-HF, publicado em 2019, foi desenhado para avaliar a eficácia e segurança do sacubitril/valsartana comparado a valsartana para ICFEP. Os pacientes selecionados tinham IC sintomática, classe funcional II a IV, FE ≥ 45% e tinham recebido diuréticos nos últimos 30 dias. Para serem incluídos, era obrigatório ter aumento de átrio esquerdo ou hipertrofia ventricular esquerda e NT-proBNP aumentado. A maioria dos 4822 pacientes randomizados tinha classe funcional II e FE média de 57%. Houve uma tendência de redução do desfecho primário (hospitalizações por IC e morte cardiovascular), com p = 0,059, principalmente às custas de redução de hospitalizações. Na análise de subgrupos, houve benefício no sexo feminino e nos pacientes com FE menor, abaixo do considerado normal. 

Baseado nestes estudos, em fevereiro deste ano, o sacubitril/valsartana foi liberado pelo FDA para uso em ICFEP, nos EUA, se tornando a primeira medicação com indicação para este grupo de pacientes.

A bula da medicação nos EUA foi modificada e agora consta:

“O Entresto® é indicado para reduzir o risco de morte cardiovascular e hospitalização por insuficiência cardíaca em pacientes adultos com insuficiência cardíaca crônica. Os benefícios são mais claramente evidentes em pacientes com fração de ejeção do ventrículo esquerdo (FEVE) abaixo do normal. A FEVE é uma medida variável, então use o julgamento clínico para decidir quem tratar.”

Na prática, o uso da medicação nos pacientes com ICFEP parece trazer benefícios, com diminuição de internações e melhora de sintomas, como vemos na ICFER. Porém, devemos nos atentar à prescrição mais adequada e selecionar pacientes que realmente possam ter benefício, como os com a FE limítrofe. Muito provavelmente em breve, passaremos a usar a medicação com esta indicação no Brasil. 

 

Referências bibliográficas: 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades