Saiba o que é o tsunami cerebral após a hemorragia subaracnoidea

A hemorragia subaracnoidea é uma condição temida por sua elevada morbimortalidade e cuja identificação precoce é crucial para obter o melhor desfecho. Saiba como:

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A hemorragia subaracnoidea (HSA) é uma condição temida por sua elevada morbimortalidade e cuja identificação e intervenção precoces são cruciais para obter o melhor desfecho. Nesse sentido, pesquisadores descobriram um mecanismo adicional que contribui para a morte celular após HSA, o tsunami cerebral. Tal descoberta é relevante pois pode fornecer um possível alvo para a intervenção terapêutica.

O mecanismo foi previamente identificado em modelos experimentais de isquemia cerebral, hemorragia e trauma e também já foi demonstrado que contribui para a patogênese da lesão cerebral precoce após a HSA. Nele, ocorre um processo de despolarização disseminada, em que os neurônios são submetidos a ondas de autopropagação de despolarização elétrica.

Naturalmente, os neurônios transmitem informações uns aos outros por meio de sinapses, condicionadas a um processo de despolarização (excitação) ou hiperpolarização (inibição), que tem duração de uma fração de segundo. Quando ocorre uma lesão cerebral, contudo, em que há escassez de O2 e glicose, os neurônios circunjacentes passam por uma reação celular em cadeia complexa na qual a despolarização elétrica é mais intensa e dura até 15 ou 20 minutos, tornando-se extremamente prejudicial ao tecido cerebral e piorando a lesão inicial.

É como uma onda de maré ou tsunami de despolarização com consumo da energia residual no tecido adjacente, levando ao aumento da área de morte celular. A resposta compensatória normal seria a vasodilatação de pequenos vasos sanguíneos na área (como na migrânea), porém ocorre o inverso, com vasoconstrição patogênica que gera danos ainda maiores e sendo responsável pelo início do edema citotóxico em várias estruturas de substância cinzenta, incluindo o neocórtex.

Leia mais: Cefaleia na emergência: quais red flags devo procurar?

A despolarização disseminada ocorre em pacientes com HAS aneurismática, TCE, HIC espontânea e AVCI maligno, além de ocorrer poucos minutos após a PCR.

Os pesquisadores investigaram ainda a despolarização em duas janelas de tempo diferentes (dias 1-4 e 5-8) após HSA aneurismática, avaliando a correlação com o volume de lesão cerebral focal precoce na tomografia computadorizada em 54 pacientes, que foram eletrocorticograficamente monitorados usando eletrodos subdurais durante os primeiros oito dias após a hemorragia.

Os resultados mostraram que em 33 dos 37 pacientes (89%) com lesão cerebral focal precoce (hemorragia intracerebral e/ou hipodensidade), a despolarização disseminada ocorreu durante os dias 1-4, em comparação com sete dos 17 pacientes (41%) que não tinham experimentado precocemente lesão cerebral focal, dando um valor preditivo positivo de 83% e um valor preditivo negativo de 71%. O número e a magnitude das despolarizações disseminadas também se correlacionaram com o volume da patologia focal durante esse período inicial.

Sugere-se que a lesão cerebral focal precoce após HSA aneurismática está associada a despolarizações precoces e apóia ainda mais a noção de que a despolarização disseminada é um biomarcador de lesões cerebrais focais.
Outros resultados mostraram que todas as quatro variáveis relacionadas à despolarização que se espalha, medidas durante os dias um a quatro, correlacionaram-se significativamente com o volume de lesão cerebral focal precoce, sendo a duração da depressão induzida pela despolarização como um preditor mais importante. Os pesquisadores apontam que esse pico de disseminação da depressão induzida pela despolarização, no entanto, pode ocorrer a qualquer momento durante o curso de oito dias.

Então, embora a lesão cerebral precoce, em vez de retardada, após a HSA aneurismática, seja estatisticamente mais importante para morte e incapacidade, esse dia fatídico também pode ocorrer tardiamente no curso da doença.
Pensando em alvos terapêuticos com o objetivo de suprimir essa despolarização e, consequentemente, reduzir o tamanho da lesão e a morbimortalidade, os possíveis candidatos que poderiam ser investigados para este fim incluem a cetamina analgésica/sedativa e o bloqueador de canal de cálcio nimodipino.

Ainda não há dados suficientes sobre o que pode funcionar ou se as despolarizações em expansão podem ser suprimidas. Esse mecanismo, portante, deverá ser cada vez mais investigado.

É médico e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Referências:

  • Ericksen N et al. Early focal brain injury after subarachnoid hemorrhage correlates with spreading depolarizations. Neurology. January 22, 2019; 92 (4).
  • Hughes S. ‘Brain Tsunami’: Spreading Depolarization After SAH. Disponível em: https://www.medscape.com/viewarticle/907231#vp_2

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades

Tags

HSA