Saiba o que é Síndrome da Hipoventilação Alveolar da Obesidade

Estima-se em 0,3% dos brasileiros sejam acometidos pela Síndrome da Hipoventilação Alveolar da Obesidade, apesar de não se comparar com a apneia do sono. Saiba mais:

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A Síndrome da Hipoventilação Alveolar da Obesidade (SHAO) é um distúrbio respiratório caracterizado pelo binômio obesidade (IMC>30 kg/m²) + hipercapnia (PaCO2>45 mmHg), na ausência de outros transtornos como causa principal. Devemos excluir transtornos metabólicos (hipotiroidismo), pneumopatia (doença pulmonar obstrutiva crônica), doenças da caixa torácica (cifoescoliose grave, miopatia) e da condução nervosa.

A SHAO foi inicialmente chamada de Sd de Pickwick, fazendo alusão aos contos do escritor inglês Charles Dickens, onde o personagem Fat Joe era obeso, sonolento e cianótico. Apesar da prevalência na população geral ser desconhecida, estima-se em 0,3%, títulos bem menores do que a de apneia obstrutiva do sono no Brasil, em 32,8%. SHAO é atualmente a síndrome de hipoventilação relacionada ao sono mais comum.

A fisiopatologia tem sua base na hipercapnia, provocada pela restrição ventilatória do paciente obeso. A musculatura respiratória é incapaz de manter a ventilação alveolar adequadamente, o que resulta na eliminação de gás carbônico e promoção de acidose respiratória e distúrbio da relação espaço morto/volume corrente.

Esse quadro se agrava durante o sono em decorrência do relaxamento da musculatura e da regulação da resposta ao CO2 e O2, principalmente durante o sono REM. Essa mecânica ventilatória se mostra ainda mais comprometida em doenças neuromusculares e obstrutivas pulmonares. O hormônio leptina também está envolvido ao exercer efeito no trabalho e mecânica ventilatória.

Leia mais: Apneia Central do Sono: saiba como tratar o distúrbio

Inicial e cronicamente, o sistema de tampão equilibra o pH por meio da retenção de bicarbonato sérico, observado à gasometria arterial e venosa. Inclusive a gasometria venosa pode auxiliar no diagnóstico, cujo valor maior do que 27 mmol/L reflete retenção de bicarbonato e, indiretamente, hipercapnia.

O sistema de compensação acima entra em desequilíbrio após quadros infecciosos ou de stress metabólico. Portanto, o quadro típico do paciente com SHAO pode ser dividido em crônico e agudo. Os sintomas crônicos são mais intensos e se confundem com aqueles relacionados à apneia obstrutiva do sono, como sonolência excessiva diurna ou hipersonia, má qualidade do sono, cefaleia matinal, cianose e cor pulmonale. Sintomas agudos estão presentes frequentemente à porta da unidade de emergência, como rebaixamento do nível de consciência e importante dessaturação da oxi-hemoglobina.

A presença de obesidade é imperiosa ao diagnóstico, que se segue com a prova de função pulmonar, radiografia do tórax e medida dos gases arteriais. A oximetria de pulso, apesar de não mensurar os níveis de gás carbônico, deve ser realizada. Frente à dessaturação, podemos realizar a manobra de hiperventilação voluntária: ainda com oximetria de pulso, solicita-se ao paciente que inspire e expire profundamente diversas vezes, o objetivo é buscar o incremento do volume corrente e da oxigenação, observados por meio do aumento no valor da oximetria. O estudo do sono por polissonografia ou oximetria noturna concluem o diagnóstico.

Considerando que o base da SHAO é a hipoventilação, o tratamento visa incrementar a ventilação alveolar, diretamente por meio de ventilação não invasiva, ou indiretamente, removendo a obstrução da via aérea com CPAP.

É médico e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Referências:

  • Piper AJ, et al. (2011). Obesity hypoventilation syndrome: mechanism and management.
    Am J Respir Crit Care Med; 183: 292–298.
  • Bannerjee D, et al. (2007). Obesity hypoventilation syndrome: hypoxemia during CPAP. Chest; 131: 1678–1684.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades