Saiba quais são os efeitos dos exercícios na fertilidade feminina

É fundamental que as mulheres que praticam exercícios físicos, especialmente de alta intensidade, recebam orientação adequada de profissionais capacitados.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Já são bem estabelecidos os benefícios do exercício físico sobre a saúde humana, em relação à prevenção de doenças, como as cardiovasculares, osteoporose, diabetes, depressão e alguns tipos de câncer 1. Os exercícios podem ser classificados quanto à intensidade da atividade desde muito leve até máxima intensidade e isto pode ser determinado, por exemplo, através do cálculo da frequência cardíaca máxima (FCmax) e/ou pelo consumo máximo de oxigênio (VO2max) medido por ergoespirometria, ambos expressos em valores percentuais3

Quando se fala em saúde feminina, podem ser observados efeitos positivos ou negativos do exercício físico sobre a fertilidade, dependendo da intensidade da prática física.

Positivamente, mulheres obesas e sedentárias que iniciam exercícios físicos regulares, de moderada intensidade, apresentam melhora da fertilidade. O mesmo efeito é encontrado em pacientes com histórico de síndrome dos ovários policísticos, condição marcada por resistência à ação da insulina e excesso de gordura corporal, em grande parte dos casos5.

Leia mais: Fibromialgia: quais benefícios de exercícios físicos no controle da dor?

Contudo, em relação a exercícios de alta intensidade, o que se observa é que estas modalidades estão associadas a alterações funcionais do eixo hipotálamo-hipófise-ovariano. Para que se tenha uma ideia, estima-se que, em mulheres atletas, a prevalência de amenorreia pode chegar a 40% e a de oligomenorreia pode variar de 9 a 40% 4.

Os principais mecanismos hormonais implicados nestas alterações são a redução da secreção pulsátil do hormônio luteinizante (LH), elemento fundamental no processo de ovulação e mudanças nas concentrações de prolactina, hormônios tireoidianos, hormônio do crescimento (GH) e grelina (esta inibindo a secreção pulsátil do hormônio liberador de gonadotropinas – GnRH – e de LH).

Além das interferências funcionais, cabe mencionar que não é incomum, nesta população de atletas, o uso ilícito de substâncias que tem o objetivo de melhora de desempenho físico, como os esteroides androgênicos anabolizantes, representados pelos precursores e derivados de testosterona. Estes compostos são capazes de suprimir o eixo gonadal ao inibirem a secreção de GnRH, LH e FSH 6.

Nestes casos, deve-se suspeitar de seu uso em mulheres com queixas menstruais e de fertilidade que também apresentam sinais de virilização como hipertrofia de clitóris, hirsutismo, acne, alopecia e mudança para o tom grave na voz.

Sendo assim, é fundamental que as mulheres que praticam exercício físico, especialmente de alta intensidade, recebam a orientação adequada de profissionais capacitados. Os excessos e também o uso de substâncias proibidas devem ser desencorajados, visando não comprometer a funcionalidade do eixo hipotálamo-hipófise-ovariano e, consequentemente, a fertilidade feminina.

É médico e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Referências:

  1. Agarwal SK. Cardiovascular benefits of exercise. Int J Gen Med. 2012;5:541-5.
  2. Palomba S, Falbo A, Valli B, Morini D, Villani MT, Nicoli A, La Sala GB. Physical activity before IVF and ICSI cycles in infertile obese women: an observational cohort study. Reprod BioMed Online. 2014;29:72–9.
  3. PROENDOCRINO: CICLO 10. Artmed Panamericana, 2018.
  4. Sheid JL, De Souza MJ. Menstrual irregularities and Energy deficiency in physically active women: the role of ghrelin, PYY and adipocytokines. Med Sport Sci. 2010;55:82–102
  5. Gudmundsdottir SL, Flanders WD, Augestad LB. Physical activity and fertility in women: the north-Trøndelag health study. Hum Reprod. 2009;24:3196–204.
  6. La Vignera S, Condorelli RA, Cannarella R, Duca Y, Calogero AE. Sport, doping and female fertility. Reprod Biol Endocrinol. 2018;16(1):108. Published 2018 Nov 19. doi:10.1186/s12958-018-0437-8

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.