Sarampo: veja a nova atualização da Sociedade Brasileira de Pediatria

Em decorrência do aumento significativo dos casos sarampo no Brasil, a SBP lançou em julho um novo guia prático de atualização sobre o tema.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Em decorrência do aumento significativo dos casos sarampo no Brasil, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) lançou em julho um novo guia prático de atualização sobre o tema. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o sarampo continua a ser uma doença endêmica em diversos continentes, sendo relatado nos primeiros meses de 2018 cerca de 81.635 casos confirmados em todo mundo. No Brasil, até julho deste ano, mais de 3 mil casos suspeitos foram notificados, sendo o estado do Amazonas o mais afetados com 317 relatos. As crianças de 6 meses a 4 anos são a faixa etária mais acometida, representando cerca de 57% dos casos.

A principal recomendação dada pela OMS diante do aumento do número de casos de sarampo é a vacinação. São considerados vacinados aqueles entre 12 meses a 29 anos que comprovem duas doses da vacina (tríplice viral), pessoas de 30 a 49 anos que comprovem uma dose da tríplice viral e profissionais da saúde, independente da idade com duas doses da vacina. Além desse casos, a OMS recomenda que todas as pessoas, com mais de 6 meses, que pretendem viajar para áreas onde os casos de sarampo foram documentados e que não tenham provas da vacinação ou de imunidade, recebem a tríplice viral.

Com o aumento dos casos, o Ministério da Saúde reforçou a importância da notificação dos casos suspeitos em até 24 horas, sendo considerado suspeito todos os indivíduos que, independente da idade e situação vacinal, apresentarem febre e exantema maculopapular, acompanhados de um ou mais dos seguintes sintomas: tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite.

vacinas e ampolas com medicamentos

Manifestações clínicas e complicações do sarampo

As principais manifestações clínicas incluem febre, tosse, coriza e conjuntivite, seguidas após 3-5 dias por exantema maculopapular de progressão crânio-caudal, que se inicia atrás das orelhas e linha do cabelo, com distribuição centrípeta, que não poupa a região palmo-plantar. Após 3-4 dias do aparecimento do exantema maculopapular, a febre começa a diminuir, seguido pelo desaparecimento das lesões e início de uma descamação fina. Cerca de 2 dias antes do aparecimento do exantema, alguns pacientes podem apresentar as Manchas de Koplik, que se caracterizam por manchas azul-esbranquiçadas na face interna das bochechas, preferencialmente na região oposta aos dentes molares, sendo este considerado um sinal patognomônico do sarampo.

As complicações mais comuns são: otite média aguda, broncopneumonia, laringotraqueobronquite e diarreia. A encefalite aguda é considerada uma complicação rara, que pode provocar lesões cerebrais graves e definitivas; estima-se que acomete cerca de um a cada mil pacientes com sarampo. A panencefalite esclerosante subaguda também é considerada uma complicação rara que ocorre geralmente 7 a 10 anos após infecção inicial pelo sarampo e caracteriza- se por crises convulsivas, alterações comportamentais e cognitivas; vale ressaltar que pacientes que tiveram sarampo antes dos 10 anos correm maior risco de ter essa complicação.

O sarampo é considerado uma doença altamente contagiosa. Sua transmissão ocorre pelo contato direto com gotículas infecciosas ou por via aérea quando uma pessoa infectada respira, tosse ou espirra. A transmissão pode ocorrer de cinco dias antes até cinco dias depois do aparecimento do exantema maculopapular, sendo recomendado então o afastamento dos acometidos por até sete dias após o aparecimento das lesões cutâneas.

Diagnóstico e tratamento do sarampo

A confirmação laboratorial é mandatória em todos os casos suspeitos, podendo ser feito os testes sorológicos de anticorpos IGM e IGG específicos contra o sarampo, isolamento do vírus ou detecção do RNA viral pela reação em cadeia de polimerase em tempo real em amostras de: urina, sangue e secreção de oro e nasofaringe.

Em relação ao tratamento não podemos destacar nenhuma terapia específica. Alguns estudos demostraram que a vitamina A reduziu a mortalidade e morbidade, devendo esta ser administrada em duas doses, uma no momento do diagnóstico e a seguinte 24 horas após. As doses recomendadas de acordo com a idade são:

  • 50.000 UI via oral para menores de 6 meses de idade.
  • 100.000 UI por via oral para 6 meses a 11 meses de idade.
  • 200.000 UI por via oral para maiores de 12 meses de idade.

Vacinação

A recomendação do Ministério da Saúde é que todas as crianças recebam duas doses da vacina tríplice viral, sendo uma aos 12 meses e a segunda dose aos 15 meses de idade. Para pacientes que pretendam viajar para áreas de risco, uma dose precoce da vacina pode ser administrada para maiores de 6 meses. Os trabalhadores da saúde e os viajantes internacionais devem obrigatoriamente receber duas doses da vacina.

Os pacientes que já receberam duas doses das vacinas tríplice viral ou tetraviral não precisam receber novas doses; já os que não receberam nenhuma dose da vacina devem receber duas doses com intervalo de 1 a 2 meses. Nos casos em que os pacientes não tenham o registro das doses da vacina aplicada, estes devem ser considerados como não vacinados, recebendo o esquema de acordo com a idade.

Destacamos como contraindicação à  vacina indivíduos com suspeita de sarampo, gestantes, lactentes com menos de 6 meses, imunocomprometidos e pacientes que tiveram reação anafilática a dose anterior da vacina. Em algumas situações devemos adiar a vacinação como, por exemplo, em pessoas que receberam derivados de sangue e preparados com imuniglobulinas, quee fazem tratamento quimioterápico e transplantados de células-tronco.

Por fim, vale ressaltar que a profilaxia secundária deve ser realizada em indivíduos imunocompetentes que foram expostos ao sarampo, devendo receber a vacina tríplice viral nas primeiras 72 horas após a exposição. Para indivíduos imunocomprometidos, gestantes e menores de 6 meses devemos administrar a imunoglobulina nos primeiros 6 dias após o contato.

É médico e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Tags