Sarcopenia: um elo entre a nutrologia e a geriatria

O envelhecimento do músculo, um processo natural envolvendo perda de massa, força e função musculares, é denominado sarcopenia.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A senescência é o envelhecimento fisiológico e natural do corpo humano. Ao final da terceira década de vida, ocorrem as primeiras alterações funcionais e estruturais em diversos sistemas orgânicos.

O processo de envelhecer é influenciado pelo fator genético e, em maior peso, pelo estilo de vida de cada indivíduo. Tanto o declínio das funções biológicas quanto os padrões de comportamento do indivíduo são fundamentais para a determinação de um envelhecimento saudável – senescência – ou patológico – senilidade.

O envelhecimento do músculo, um processo natural envolvendo perda de massa, força e função musculares, é denominado sarcopenia.

Assim como outros sistemas, o sistema muscular esquelético chega à sua maior funcionalidade entre a segunda e a quarta década de vida e, a partir daí, sofre um declínio, com acentuação após os 70 anos de idade. Entretanto, a sarcopenia agrava-se quando relacionada a outras doenças osteomusculares, como dinapenia, osteoporose e osteopenia. O impacto desse quadro é o comprometimento da capacidade funcional, ou seja, a incapacidade de o indivíduo realizar as atividades básicas e instrumentais da vida diária, afetando qualidade de vida, inserção na sociedade, dependência e aumentando o risco de quedas e fraturas em decorrência de fragilidade, institucionalização e morte prematura.

É possível compreender que essas doenças são alterações fisiopatológicas similares em tecidos diferentes – osso, músculo e tecido nervoso – e compõem uma síndrome musculoesquelética grave, capaz de prejudicar o processo de envelhecimento do indivíduo. Para entender a sarcopenia e, consequentemente, tomar medidas preventivas, é necessário compreender sua complexa etiologia.

Leia mais: Sarcopenia ou Dinapenia? Por que os idosos perdem força?

A sarcopenia é resultado da interação de distúrbios da inervação e diminuição da quantidade e da qualidade de fibras musculares, porém também é agravada por mecanismos alterados de anabolismo e catabolismo, como perdas hormonais, aumento de mediadores inflamatórios, diminuição da ingestão proteico-calórica, desuso do músculo por sedentarismo ou por doenças incapacitantes e caquexia, obesidade e presença de gordura intramuscular, associação com osteoporose e baixo nível de vitamina D sérica.

Existe uma forte relação da diminuição da independência, maior invalidez e comprometimento do sistema locomotor com comorbidades geriátricas comuns, como obesidade, doenças crônico-degenerativas, incontinência, delirium e úlceras de pressão, que alteram a mobilidade e a funcionalidade do paciente.

A obesidade tem papel fundamental na sarcopenia, manifestando-se por meio da obesidade sarcopênica, ou seja, presença de gordura intramuscular que, associada à atrofia, compromete ainda mais a função muscular.

O envelhecimento é, portanto, um processo que envolve diversas comorbidades simultâneas, entre elas o enfraquecimento e a perda de massa muscular, ou seja, o desenvolvimento natural da sarcopenia.

Por outro lado, o envelhecimento do músculo colabora para a piora do estado geral do idoso, uma vez que promove problemas de locomoção, maior grau de dependência, de risco de quedas e fraturas e de morte.

As fragilidades osteomusculares, como a sarcopenia, devem ser incluídas como componentes de síndromes geriátricas e receber a atenção necessária para que, por meio de medidas de prevenção, diminua-se esse processo natural, mantendo a massa e a força do músculo e alterando impactos negativos na vida do idoso.

É médico e quer contribuir para o Portal PEBMED? Inscreva-se aqui!

Referências bibliográficas:

  • Baumgartner, R.N.; Koehler, K.M.; Gallagher, D. et al. Epidemiology of sarcopenia among the elderly in New Mexico. Am J Epidemiol, 1998; 147:775 763.
  • Cruz Jentoft, A.J.; Baeyens, J.P.; Bauer, J.M. et al. Sarcopenia: European consensus on definition and diagnosis. Report of the European Working Group on Sarcopenia in Older People. Age and Ageing, 2010; 39: 412 423.
  • Waters, D.L.; Baumgartner, R.N. Sarcopenia and obesity. Clin Geriatr Med, 2011; 27: 401 421.
    Phillips, S.M.; Nutritional supplements in support of resistance exercise to counter age-related sarcopenia. Adv Nutr 2015;6(4):452-60.
  • Marcell, T.J.; Sarcopenia: causes, consequences, and preventions. J Gerontol A Biol Sci Med Sci 2003;58(10):M911-6.
  • Zdzieblik D, Oesser S, Baumstark MW, Gollhofer A, König D. Collagen peptide supplementation in combination with resistance training improves body composition and increases muscle strength in elderly sarcopenic men: a randomised controlled trial. Br J Nutr 2015 114(8):1237-45

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.