Saúde bucal na gravidez pode prevenir trabalho de parto prematuro?

O que cuidar da saúde bucal tem a ver com gravidez? Uma metanálise associou o tratamento de infecções da cavidade oral com menor risco de parto prematuro.

As mudanças hormonais proporcionadas pela gravidez ao organismo materno facilitam quadros de infecções odontológicas. Mulheres durante a gravidez têm de 60 a 75% mais chances de desenvolver gengivite que mulheres fora da gravidez.

A infecção da cavidade oral tem repercussões sistêmicas uma vez que a gengiva inflamada como fonte de bactérias permite disseminação pela corrente sanguínea podendo alcançar a barreira placentária e acometer o feto restringindo seu ganho de peso e acelerando o processo de trabalho de parto também.

Dados recentes mostraram que mais de 20 milhões de crianças ao redor do mundo (15,5% de todos os nascimentos) nascem com baixo peso e, desses, quase 11% são também prematuros.

Saúde bucal materna e prematuridade

Publicação recente do Journal of Oral Health and Preventive Dentistry mostrou um primeiro estudo do tipo de revisão sistemática com metanálises onde se viu que o tratamento para gengivite e periodontite durante a gestação podem ser muito benéficos para prevenção de baixo peso ao nascimento e também prevenção de partos prematuros.

Nesse estudo, a periodontite (uma infecção potencialmente severa e irreversível da gengiva) e a gengivite (processo mais simples , tratável e até prevenível da gengiva) quando adequadamente tratadas mostraram redução de 50% dos partos prematuros e ganhos de até 100g nos pesos de nascimento de fetos de baixo peso esperado ao nascimento.

Leia também: AAP 2021: avaliação de sepse tardia e terapia empírica em prematuros extremos

O tratamento da gengivite é simples e barato. A prevenção pode ser realizada com visitas programadas ao dentista semestralmente.

No mês da prematuridade, novembro, uma notícia animadora.

Referências bibliográficas:

  • Bi WG, Emami E, Luo ZC, Santamaria C, Wei SQ. Effect of periodontal treatment in pregnancy on perinatal outcomes: a systematic review and meta-analysis. J Matern Fetal Neonatal Med. 2021 Oct;34(19):3259-3268. doi: 10.1080/14767058.2019.1678142. Epub 2019 Oct 21. PMID: 31630597.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.