Pesquisa mostra que 59% dos pacientes com câncer são internados já em estágios avançados

A Comissão de Fiscalização (Cofis) do CREMERJ fez um levantamento sobre a assistência oncológica do Estado e os resultados mostraram falhas graves.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A Comissão de Fiscalização (Cofis) do CREMERJ fez um levantamento sobre a assistência oncológica do Estado e os resultados mostraram falhas graves: a maioria dos hospitais não tem a verba necessária para funcionamento adequado e o paciente pode demorar até 1 ano desde a realização da biópsia para a primeira consulta com um oncologista.

A pesquisa foi realizada de outubro a novembro de 2016 por meio de fiscalizações em 19 instituições, entre hospitais públicos, privados – com parceria público-privada – e filantrópicos, que oferecem serviços na área. Em geral, um paciente com câncer pode experienciar:

– demora de quatro semanas para a entrega do resultado de exames básicos
– depois, de mais quatro semanas para o resultado do histopatológico
– e, por fim, mais 11 semanas para receber o resultado do imuno-histoquímico

Mais sobre a Saúde no Brasil: ‘Entenda o novo plano de saúde popular’

Essa demora vai diretamente contra a Lei dos 60 dias (nº 12.732/2012), que estabelece o prazo de 60 dias para o início do tratamento oncológico:

“Art. 2º. O paciente com neoplasia maligna tem direito de se submeter ao primeiro tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS), no prazo de até 60 (sessenta) dias contados a partir do dia em que for firmado o diagnóstico em laudo patológico ou em prazo menor, conforme a necessidade terapêutica do caso registrada em prontuário único.”

Em relação aos recursos dos hospitais, os resultados são alarmantes:

  • 80% das instituições recorrem a outras unidades para a realização da ressonância magnética. A espera do agendamento e da entrega dos resultados dura aproximadamente 25 semanas.
  • 90% das unidades não possuem exames imuno-histoquímicos. A média de espera pelo resultado é de 10 semanas.
  • 42% das unidades sofre com a falta recorrente de quimioterápicos
  • 74% dos hospitais não realizam radioterapia. O tempo de espera para o início do tratamento radioterápico é de oito semanas.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Com isso, 59% dos pacientes são internados com câncer em estágios avançados, diminuindo consideravelmente as chances de um desfecho clínico positivo.

A defensoria pública federal informou durante uma coletiva de imprensa que todas as unidades foram notificadas e receberam o prazo de 30 dias para solucionarem os problemas.

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades

Tags