SBR se posiciona sobre as vacinas de vetores virais contra Covid-19 e síndrome antifosfolípide

Médicos e portadores da síndrome antifosfolípide se alarmaram com relatos de trombose em pacientes que receberam a vacina contra Covid-19.

Recentemente, episódios de trombose associados à plaquetopenia foram descritos em pacientes que receberam a vacina contra Covid-19 da AstraZeneca, composta por um vetor viral (adenovírus) levando um mRNA que sintetiza proteínas do SARS-CoV-2. Após essa divulgação, alguns países da Europa suspenderam temporariamente a utilização dessa vacina até que a European Medicines Agency (EMA) se posicionasse, orientando sua retomada.

Naturalmente, médicos e pacientes portadores da síndrome antifosfolípide (SAF) se alarmaram com esses relatos, já que esses pacientes possuem um alto risco de ocorrência eventos trombóticos em virtude da própria doença.

Após a análise das evidências atuais, que são ainda escassas, a Comissão de Doenças Endêmicas e Infecciosas e a Comissão de Síndrome Antifosfolípide da Sociedade Brasileira de Reumatologia se uniram para se posicionar a respeito do tema.

Leia também: Segurança das vacinas contra Covid-19 em pacientes com doenças inflamatórias crônicas

SBR se posiciona sobre as vacinas de vetores virais contra Covid-19 e síndrome antifosfolípide

Racional

A trombocitopenia trombótica imune induzida pela vacina (TTIIV) tem ocorrência rara, com 269 casos de trombose descritos após 34 milhões de doses aplicadas da vacina (sendo que não é possível excluir a participação de tromboses habituais nessa contagem). Ela possui semelhanças com a trombocitopenia induzida por heparina (HIT), provavelmente compartilhando o mesmo mecanismo fisiopatogênico (indução de anticorpos contra o complexo heparina-fator plaquetário 4 [PF4]). Esse mecanismo fisipatogênico difere daquele encontrado na SAF e parece estar mais relacionado à susceptibilidade individual de cada um.

Além da TTIIV ser rara, vale destacar que a ocorrência de eventos trombóticos na Covid-19 é de 16%, globalmente (muito maior que o risco de TTIIV), aumentando conforme se aumenta a gravidade (lembre-se que, em teoria, o principal objetivo a vacina é prevenir mortes e casos graves).

Saiba mais: Associação Médica Brasileira divulga carta aberta pedindo vacinas, isolamento e combate às fake news

Por fim, pacientes com a SAF já diagnosticada habitualmente encontram-se em anticoagulação plena, o que, teoricamente, poderia funcionar como um fator de proteção no contexto de surgimento de tromboses.

Posicionamento

A SBR, representada pelas Comissões de Doenças Endêmicas e Infecciosas e de Síndrome Antifosfolípide, entende que a vacinação é a principal forma de controle da pandemia e deve ser incentivada.

Comentários do autor

É importante os médicos estarem atentos para a construção do conhecimento nesse contexto, uma vez que é uma condição recentemente descrita e que, portanto, novas evidências surgirão com o passar do tempo. Em princípio, não há indícios de que a TTIIV teria incidência aumentada em pacientes com SAF, mas ainda faltam estudos de segurança nessa população específica.

Nos locais em que existe a disponibilidade de vacinas com diferentes mecanismos de ação, cabe ao médico recomendar uma ou outra, com base no que é exposto no documento da SBR. No entanto, sabemos que essa não é a realidade do Brasil como um todo e que o risco de ocorrência de trombose é maior com o Covid-19 do que com a vacina, independente de o paciente ter SAF ou não. Desse modo, o benefício da vacinação parece superar o risco, mesmo em pacientes com SAF, com base no que foi exposto. Destaco, mais uma vez, que faltam evidência de segurança nessa população específica e que, logo, não existem resposta definitivas.

Recomendo a todos que acessem o documento na íntegra, cujo link está disponível nas referências.

Disclaimer: Gustavo Balbi é membro da Comissão da Síndrome Antifosfolípide da Sociedade Brasileira de Reumatologia e participou da elaboração do posicionamento.

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.