Screening de deficiência de ferro na gravidez e seu impacto na alocação de recursos

A deficiência de ferro é o defeito de microelementos de maior prevalência no mundo. Afetando de forma desproporcional mulheres.

A deficiência de ferro é o defeito de microelementos de maior prevalência no mundo. Afetando de forma desproporcional mulheres, uma vez que essas têm maiores necessidades durante a menstruação, gravidez e lactação. Na gestação é a deficiência mais frequente também. Ainda na gravidez está associada com prognóstico materno e fetal ruins e o exame de ferritina ainda não está incorporado à rotina de pré-natal em muitos países. Sua prevalência entre gestantes norte-americanas varia de 16 a 77%.

Leia também: Whitebook: anemia por deficiência de ferro

Screening de deficiência ferro na gravidez e seu impacto na alocação de recursos

Complicações da deficiência de ferro

Os desfechos desfavoráveis incluem fadiga materna, disfunção cognitiva, depressão, baixo peso ao nascimento, parto prematuro e ainda deficiência ferro na infância e anemia , além de alterações cognitivas e desenvolvimento na criança. 

A maioria dos pré-natais recomenda screening para anemia materna, sem, no entanto, verificar sua etiologia, sendo a deficiência por ferro uma prática inconsistente dos clínicos no pré-natal. 

Saiba mais: Avaliação da deficiência de ferro durante a gestação

Assim, alguns autores do Canadá publicaram na revista Blood Advances em 30 de agosto, artigo avaliando como desfecho primário a prevalência das testagens de ferritina num período de 5 anos nas gestantes que fizeram exames em laboratórios privados no Canadá, e como secundário a prevalência e severidade da anemia ferropriva assim como as variáveis clínicas e demográficas que provavelmente influenciaram nesse screening.

Metodologia

Usando uma coorte retrospectiva populacional em mulheres gestantes de 13 a 54 anos idade na cidade de Ontário no Canadá no período de junho de 2013 a 2018, foram observados os seguintes dados:

  • 44.553 pacientes com 47.590 gestações (41.549 com gestações únicas, 2.968 com duas e 35 com três gestação no período)
  • Média de idade de 31 anos idade ( 28 – 34 anos)
  • 26.469 (59,4%) realizaram testes de ferritina entre 4 e 32 semanas da data inicial. 16.525 (62%) fizeram apenas uma dosagem e 9.944 (38%) fizeram pelo menos 2 dosagens.
  • A maioria dos testes foi solicitada por clínicos gerais (48,1%) ou por ginecologistas e obstetras (32,1%).
  • A maioria das dosagens (> 70%) foi solicitada no começo da gravidez, época em que o diagnóstico é muito raro. 
  • Somente 1 em cada 4 mulheres com anemia foram investigadas na etiologia com solicitação de ferritina. 
  • Esse foi o primeiro estudo que levantou o dado que pacientes de mais baixo nível sócio econômico foram as que mais receberam transfusões sanguíneas no pós-parto. 

Em conclusão observa-se que deficiência de ferro complica mais da metade das gestações nessa base hospitalar em Ontário. Dessas, 1 a cada 4 pacientes têm quadros avançados de deficiência de ferro. Anemia concorre com 8% das gestações nessa base populacional, sendo investigadas, em sua maioria no primeiro trimestre, quando as chances de anemia são menores. Pacientes de mais baixo nível sócio-econômico deveriam ser sistematicamente avaliadas, podendo diminuir as incidências de complicações puerperais maternas e fetais. Tudo isso pode ser regularizado a partir da elaboração de novos guidelines de rastreamento pré-natal. 

Referências bibliográficas:

  • Teichman J, et al. Suboptimal iron deficiency screening in pregnancy and the impact of socioeconomic status in a high-resource setting. Blood Adv. bloodadvances.2021004352. doi: 10.1182/bloodadvances.2021004352

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.