Sedação em Cuidados Paliativos: quais intervenções do enfermeiro?

A sedação dentro da abordagem dos Cuidados Paliativos (CP) pode ser caracterizada pela infusão controlada de fármacos em doses pré-estabelecidas.

A sedação dentro da abordagem dos Cuidados Paliativos (CP) pode ser caracterizada pela infusão controlada de fármacos em doses e combinações pré-estabelecidas, necessárias para a redução do nível de consciência ou ausência (inconsciência). O principal objetivo é o alívio adequado de sofrimento intratável e deve ser efetivada por meio de uma decisão eticamente aceitável por todos os envolvidos, no caso, pacientes e familiares e ainda equipe de saúde.

A sedação dentro da abordagem dos CP não pode ser confundida com eutanásia que é uma prática com proibição prevista em lei no Brasil ou muito menos denominada equivocadamente como “sedação terminal”. A prática da sedação está muito bem delimitada e possui objetivos específicos dentro da abordagem dos CP. Abordagem que inclui dentro dos seus princípios “não buscar antecipar nem adiar a morte” e ainda “oferecer um sistema de suporte para ajudar o paciente a viver tão ativamente quanto possível, até o último momento de sua vida”.

enfermeiro realizando sedação em cuidados paliativos de paciente

Sedação em Cuidados Paliativos

Os profissionais de saúde e principalmente enfermeiros que acompanham o paciente constantemente devem compreender conceitos básicos sobre sedação em Cuidados Paliativos tais como:

O que é um sintoma/sofrimento intratável ou refratário?

A premissa é não confundir sintoma difícil com sintoma refratário. Sintoma/sofrimento refratário é toda angústia que não pode ser controlada apesar das repetidas doses de medicações e medidas não farmacológicas.

Leia também: Dispneia em pacientes com doenças avançadas: ações da enfermagem

Outros critérios que podem ser considerados para deliberação de sedação nestes casos são: o difícil alívio do sintoma/sofrimento em relação ao tempo de vida, sofrimento em relação a excessiva morbidade e o consenso sobre refratariedade de alguma angústia entre a equipe principal e profissionais especialistas.

Quais as principais formas de realizar a sedação em Cuidados Paliativos?

Objetivo

Duração

Intensidade

Primário onde a intenção é reduzir nível de consciência. Intermitente o paciente permanece acordado em alguns momentos do dia. Superficial o paciente pode manter nível de consciência que permita comunicação.
Secundário a redução da consciência é consequência do uso de medicação para controlar um sintoma específico. Contínuo o paciente tem a diminuição da consciência de forma permanente Profunda é mais utilizado na fase final de vida onde o prognóstico é de dias ou horas.

Quais as principais intervenções que o enfermeiro deve realizar?

Antes da sedação:

  • Reconhecer o paciente como um individuo que possui uma história de vida e pertence a um contexto cultural, social e espiritual.
  • Saber quais os sintomas ou sofrimentos mais comuns e que podem se tornar intratáveis, por exemplo, sintomas físicos como dor e dispneia, sofrimento existencial como perda do sentido da vida, problemas sociais como discriminação ou condições neuropsiquiátricas como depressão ou delirium. Estes paciente devem ser acompanhados cuidadosamente quanto a resposta a abordagem terapêutica.
  • Avaliar e monitorar o tratamento medicamentoso e não medicamentoso para os sintomas diariamente.
  • Checar se as medicações prescritas e abordagem não farmacológica estão sendo realizadas.
  • Checar se os dispositivos para administração de medicações estão em plena funcionalidade ou paciente mantém a capacidade habitual de absorção. Se necessário trocar via de administração de medicações e propor rotas alternativas.
  • Promover medidas não farmacológicas para alívio dos sintomas.
  • Acolher paciente e familiares diante dos sofrimentos e aprofundar vínculos de cuidado.
  • Estar presente nas discussões entre os demais profissionais e trazer a discussão as impressões e cuidados que estão sendo realizados pela equipe de enfermagem.
  • Promover um espaço em que paciente e familiares sintam-se confortáveis em compartilhar suas angústias.
  • Documentar preferências do paciente, principalmente em relação a maneira como gosta de ser cuidado.
  • Esclarecer dúvidas e orientar pacientes e familiares.

Mais da autora: Atuação da enfermagem frente à violência contra idosos

Durante a sedação:

  • Checar doses e administrar as medicações prescritas;
  • Fornecer informações para equipe médica em que auxilie na titulação das medicações;
  • Monitorar estado de consciência e resposta a sedação que foi decidida entre a equipe;
  • Manter o asseio do paciente (ex: cuidados de higiene como banho e troca de vestuário);
  • Permitir que a família esteja próxima e comunique as preferências de cuidado para o paciente;
  • Promover espaço para espiritualidade e rituais do paciente e família;
  • Observar progressão de doença e aproximação com a fase final de vida.

Todos os profissionais de saúde devem evitar o uso de denominações e conceitos equivocados sobre sedação. A sedação deve ser considerada como último recurso no tratamento de algum sintoma ou sofrimento e deve sempre que possível ser uma decisão compartilhada após avaliação do caso por um profissional especialista em Cuidados Paliativos. A sedação é uma medida rara quando o paciente possui uma abordagem farmacológica e não farmacológica de excelência para as condições que trazem sofrimento.

Por último, sendo a sedação uma medida considerada como último recurso dentro da abordagem dos CP recomenda-se que instituições que possuem números altos em relação a sedação observem a prática clínica, revejam a assistência, promovam treinamento dos profissionais e elaborem protocolos de acordo com o que já está estabelecido na literatura para que assim seja estabelecido uma prática de excelência antes da necessidade de sedação.

Quer saber mais sobre condutas em enfermagem? Baixe grátis o aplicativo Nursebook, agora disponível em Android e iOS.

Referências bibliográficas:

  • Pallicast. Podicast sobre Sedação Paliativa: 5 Episódio com Cláudia Inhaia, Sabrina Corrêa da Costa Ribeiro, Luis Fernando Rodrigues e André Felipe Junqueira dos Santos. [Internet]; 2019; [citado em janeiro de 2020].
  • Twycross R. Reflections on palliative sedation. Palliative Care: Research and Treatment. [Internet]; 2019; [citado em janeiro de 2020].
  • Patel B, Gorawara-Bhat R, Levine S, Shega JW. Nurses’ attitudes and experiences surrounding palliative sedation: components for developing policy for nursing professionals. J Palliat Med. [Internet]; 2012; [citado em janeiro de 2020].

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.