Sedentarismo: somente 15% dos adolescentes se exercitam o suficiente

O primeiro estudo comparativo mundial sobre a prática de atividade física x sedentarismo entre as crianças e os adolescentes traz dados preocupantes.

O primeiro estudo comparativo mundial sobre a prática de atividade física x sedentarismo entre as crianças e os adolescentes, lançado recentemente pela Organização Mundial da Saúde (OMS), traz dados preocupantes.

Oito em cada dez crianças e adolescentes de 11 a 17 anos não realizam atividade física suficiente. No Brasil, o índice é ainda maior: 84% dos adolescentes nessa faixa etária são menos ativos do que deveriam. A pesquisa mostra ainda que não ocorreu nenhuma melhora significativa nesses níveis nos últimos 15 anos.

Os dados são de 2016, com a análise de 1,6 milhões de jovens em 146 países. Para a entidade internacional, o ideal é que jovens nessa faixa etária pratiquem, no mínimo, 60 minutos de atividade física moderada cinco vezes por semana.

O documento destacou a diferença nos níveis de atividade física de meninas e meninos no país. Na opinião da analista da OMS, Leanne Riley, co-autora do estudo, é necessário estimular nas meninas o interesse pelas atividades físicas e também investir na criação de espaços onde elas se sintam seguras para praticar esportes.

Enquanto 78% dos meninos brasileiros praticam menos exercícios físicos do que o recomendável, o índice é de 89% entre as meninas. Apenas um em cada três países pesquisados registra diferença de mais de 10% entre os sexos.

Leia também: Atividade física, sedentarismo e sono para menores de 5 anos: novas diretrizes da OMS

parte inferior de criança com roupa de futebol em um campo, combatendo o sedentarismo

Sedentarismo: diferença entre os gêneros

Em relação a 2001, foi registrada no país uma pequena melhora nos índices de atividade física nos meninos e uma queda entre as meninas. Naquele ano, 80% dos meninos faziam menos exercícios do que o recomendado; em 2016, eram 78%. Entre as meninas o índice subiu de 89,1% que não seguem as recomendações em 2001 para 89,4% em 2016.

Mais de 70% dos países analisados registraram uma elevação na diferença entre meninos e meninas na comparação entre 2001 e 2016. No Brasil, a diferença foi de 9 para 11%.

“Esse estudo é interessante porque mostra muitas coisas que já vemos na prática. As crianças e os jovens, de um modo geral, estão fazendo cada vez menos atividades físicas. Há várias diretrizes médicas que recomendam que crianças de 5 a 10 anos devam praticar de 30 a 60 minutos de atividade física por dia, ou seja, brincar, correr ou andar de bicicleta”, diz o fisiatra Marcus Yu Bin Pai, especialista em dor e acupuntura, e colunista da PebMed.

O médico complementa citando um estudo americano, publicado em 2010, em que foi mostrado que 75% dessas crianças não estão praticando atividades físicas suficientes em sua rotina diária.

“A falta de exercícios é um problema não somente a curto, mas a longo prazo, pensando em aspectos cardiológicos, neurológicos, prevenção de doenças e melhora da qualidade de vida. É preciso envolver a família inteira pelo gosto da prática de esportes para motivar a criança, como levá-la ao parque para brincar, correr, ao clube para nadar”, ressalta Marcus Yu Bin Pai.

A importância do estímulo da prática esportiva em casa e na escola

Para a ortopedista Alessandra Masi, especialista em cirurgia de joelho e em longevidade saudável da Clínica Equilibrium Body & Mind, na competição atual entre vídeo game versus bola, por exemplo, o primeiro acaba ganhando.

“Atualmente, é muito mais atrativo para a criança e o adolescente querer ficar em frente de uma tela, seja de um computador ou televisão. Os pais devem “policiar” o tempo que os filhos ficam na frente das telas, pois isso vai repercutir em danos para a saúde física e mental em médio e longo prazo”, afirma a ortopedista.

Na opinião de Alessandra Masi, os pais devem desenvolver bons hábitos para essa criança pensando já na vida adulta, como o desenvolvimento corporal, a resistência óssea, maior flexibilidade de movimentos, além do ganho para a atividade mental, com a produção de endorfina, e o desenvolvimento cognitivo.

Veja mais: Dia Mundial da Atividade Física: os 5 melhores exercícios para praticar

Já nas escolas, os professores de Educação Física não devem separar meninas e meninos nas atividades, pelo menos, no início. Para a especialista, é necessário saber integrar todos em equipes mistas com atividades coletivas para ajudar na integração das meninas.

“Penso também que a grade curricular das escolas não leva em consideração a importância da atividade física. Acho que para tornar mais atrativo o momento da aula de educação física deveria ter uma rotatividade maior entre os tipos de atividades. Outra boa iniciativa seria estimular mais a competitividade, como a realização de gincanas e campeonatos entre as escolas para envolver mais as crianças e os adolescentes, independente do gênero”, ressalta a ortopedista Alessandra Masi.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referência bibliográfica:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.