Selexipague: medicamento para hipertensão arterial pulmonar é incluído ao SUS

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Em comunicado publicado na última terça-feira, 11, o Ministério da Saúde anunciou que o Sistema Único de Saúde (SUS) irá oferecer um novo remédio no tratamento de pacientes adultos com hipertensão arterial pulmonar (HAP) classe III. O medicamento em questão é o selexipague. O Ministério destaca que ele somente será indicado para quem não alcançar respostas satisfatórias com outros remédios.

Saiba mais: Novo tratamento para pacientes com atrofia muscular espinhal é incluído no SUS

Selexipague: medicamento para tratamento de hipertensão arterial pulmonar é incluído ao SUS

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas

O selexipague

Trata-se de um medicamento responsável por ativar receptores de prostaciclina, sendo essa uma substância responsável pela dilatação dos vasos sanguíneos. Segundo relatório técnico da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec), foi feita uma revisão minuciosa da literatura com o objetivo de identificar todas as evidências que atestam a eficácia e segurança de selexipague em comparação com os tratamentos atualmente disponíveis no SUS em pacientes adultos com HAP. 

Hipertensão arterial pulmonar

A Organização Mundial de Saúde (OMS) divide a HAP em classes, sendo elas de acordo com os sintomas e sua intensidade: 

  • Com pacientes sem limitações na realização de atividade física comum;
  • Os pacientes sem complicações em repouso, mas têm limitações leves em atividade física comum, como falta de ar, dor no peito e síncope;
  • Quem tem sintomas mais intensos ao fazer atividades físicas com esforço menor que o habitual;
  • Pacientes com incapacidade de realizar qualquer atividade física sem sintomas, tendo sinais de insuficiência cardíaca, falta de ar e fadiga mesmo repousando.

A hipertensão arterial pulmonar (HAP ou HP) é definida como a pressão média nas artérias pulmonares (PAPm) ≥ 25 mmHg (medida direta por RHC). Essa condição surge na vida do clínico em três cenários principais: no ecocardiograma de rotina em paciente oligossintomático mostrando PSAP > 30 mmHg, dispneia e/ou angina ou na síndrome de insuficiência cardíaca direita.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências bibliográficas:

 

 

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar