Semana de telemedicina: atendimentos ginecológico e obstétrico podem ser feitos online?

Por meio da Lei 13989/2020, o uso de telemedicina foi aprovado para realização de consultas médicas, durante o período de pandemia pelo novo coronavírus.

Por meio da Lei 13989/2020, o uso de telemedicina foi aprovado para realização de consultas médicas, durante o período de pandemia pelo novo coronavírus. O universo do atendimento mediado por dispositivos de comunicação, contudo, não é novidade no cenário da ginecologia.

Pesquisa realizada pela FEBRASGO com seus associados revelou que em torno de 90% dos profissionais de ginecologia e obstetrícia já realizaram algum tipo de orientação à distância. Entretanto, ainda há desafios quanto à promoção de consultas médicas, sobretudo por meio de videochamadas ou plataformas específicas dedicadas à telemedicina.

Ainda assim, a telemedicina é uma tecnologia que chegou para ficar e vai se adaptar no período de pandemia e deverá permanecer no pós-pandemia. Por esse motivo, estamos promovendo a Semana de Telemedicina aqui no Portal PEBMED, falando um pouco sobre os principais aspectos do modelo de atendimento.

Telemedicina nos atendimentos ginecológico e obstétrico

Algumas dúvidas permanecem com relação à utilização de plataformas online, como cobranças desses atendimentos e realização do exame físico ginecológico, haja vista que esse modelo de atendimento muitos já o fazem, mas de maneira gratuita.

Diante disso, algumas orientações devem ser feitas:

  1. As consultas online devem sempre ser registradas em prontuários, lembrando de anotar data e horário de sua realização.
  2. Atestados e receitas podem ser emitidos por via eletrônica, mas devem conter a assinatura do médico. Para tanto existem recursos que garantem a autenticidade e segurança, como os certificados digitais que podem ser adquiridos e anexados às plataformas de atendimento online.
  3. As cobranças devem seguir as rotinas como se a consulta fosse presencial, o valor não deve ser diferente.
  4. A gravação da consulta não se faz necessária uma vez que o prontuário médico tem valor jurídico e o médico ainda goza de fé pública. Para que ocorra a gravação da consulta é necessário anuência de ambas as partes. Se uma das partes não desejar (médico, paciente ou ambos) não será permitida a gravação. O posicionamento geral dos setores de Defesa Profissional é pela “não gravação”, uma vez que as consultas presenciais também não o são.

Benefícios da telemedicina

  1. Pacientes com acesso difícil podem ser assistidas. Com isso pré-natais, prevenção oncológica entre outras patologias podem ser assistidas com busca ativa das pacientes para agendamento presencial posterior.
  2. A assistência médica feita diretamente a paciente com distanciamento social garante a segurança imunológica de médico e paciente.
  3. A automedicação pode ser evitada com as orientações feitas online.
  4. Início precoce de pré-natal, com possibilidade de seleção de pacientes de alto risco.
  5. Diminuição da “síndrome do jaleco branco”.
  6. Diminuição do absenteísmo do consultório.
  7. Diminuição no tempo de intervalo entre consulta e retorno, agilizando os tratamentos.
  8. Paciente pode ter acesso a subespecialidades da ginecologia e obstetrícia sem sair de sua cidade. O deslocamento até grandes centros médicos pode ser um empecilho para atendimentos e tratamentos complexos.

Leia também: Proposta FIGO para atendimento de gestantes durante a pandemia da Covid-19

Dificuldades

  1. Falta de conexão com internet de alta velocidade para uma boa consulta com áudio e vídeos de qualidade.
  2. Necessidade de outras pessoas para auxílio no acesso remoto com a paciente.
  3. Restrição com relação a necessidade de realização de exame físico.
  4. Restrição a exames complementares, como colposcopia e preventivo.

Apesar de termos alguns empecilhos de ordem técnica e médica, a telemedicina veio para ficar. Assim como a Covid-19 trouxe necessidade de adaptação e ajustes, a telemedicina vai ter que se adaptar às necessidades da dupla médico-paciente para obter os resultados esperados.

Veja mais da Semana de Telemedicina:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.