Tempo de leitura: 2 min.
Por meio da Lei 13989/2020, o uso de telemedicina foi aprovado para realização de consultas médicas, durante o período de pandemia pelo novo coronavírus. O universo do atendimento mediado por dispositivos de comunicação, contudo, não é novidade no cenário da ginecologia.
Pesquisa realizada pela FEBRASGO com seus associados revelou que em torno de 90% dos profissionais de ginecologia e obstetrícia já realizaram algum tipo de orientação à distância. Entretanto, ainda há desafios quanto à promoção de consultas médicas, sobretudo por meio de videochamadas ou plataformas específicas dedicadas à telemedicina.
Ainda assim, a telemedicina é uma tecnologia que chegou para ficar e vai se adaptar no período de pandemia e deverá permanecer no pós-pandemia. Por esse motivo, estamos promovendo a Semana de Telemedicina aqui no Portal PEBMED, falando um pouco sobre os principais aspectos do modelo de atendimento.
Algumas dúvidas permanecem com relação à utilização de plataformas online, como cobranças desses atendimentos e realização do exame físico ginecológico, haja vista que esse modelo de atendimento muitos já o fazem, mas de maneira gratuita.
Diante disso, algumas orientações devem ser feitas:
Leia também: Proposta FIGO para atendimento de gestantes durante a pandemia da Covid-19
Apesar de termos alguns empecilhos de ordem técnica e médica, a telemedicina veio para ficar. Assim como a Covid-19 trouxe necessidade de adaptação e ajustes, a telemedicina vai ter que se adaptar às necessidades da dupla médico-paciente para obter os resultados esperados.
Veja mais da Semana de Telemedicina:
Foi publicado um estudo com a finalidade então de avaliar o uso de diazepam supositórios…
O Governo Federal sancionou a lei que obriga todo medicamento comercializado no Brasil a ter…
Foi publicado um estudo sobre o aprendizado de máquina baseado em um conjunto de algoritmos…
Confira os destaques do ATS 2022, um dos maiores encontros em pneumologia, cirurgia torácica e…
Neste episódio, saiba mais sobre a terapia antimicrobiana na sepse. Confira!
Convidamos a Enfermeira Mestre Fernanda Pautasso para bater um papo super interessante sobre enfermeiro navegador.