Sepse na pediatria: quais são as condições de risco elevado

Em pediatria, condições de risco elevado para a ocorrência de sepse estão divididas em: idade, doenças crônicas, imunossupressão, asplenia e outros.

A sepse é uma síndrome clínica resultante de uma resposta inflamatória desequilibrada do organismo a uma infecção. Sua frequência sofre influência de peculiaridades inerentes ao próprio indivíduo, ao agente infeccioso e também ao meio ambiente.

Em pediatria, condições de risco elevado para a ocorrência de sepse estão divididas em: idade, doenças crônicas, imunossupressão, asplenia e presença de cateter venoso.

Idade: lactentes jovens (com menos de 1 ano de idade) e neonatos

De uma forma geral, o risco de sepse grave em crianças diminui com o aumento da idade. O risco de sepse neonatal de início precoce aumenta nas seguintes situações: infecção materna por estreptococos do grupo B durante a gravidez, prematuridade (principalmente prematuros de baixo peso), tempo de bolsa rota superior a 24 horas antes do nascimento do bebê, sofrimento fetal e baixa nota no escore de Apgar em 5 minutos (≤6).

Ademais, neonatos prematuros internados em Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) estão expostos a um risco mais alto de sepse de início tardio devido a inúmeras intervenções relacionadas aos cuidados de saúde, como dispositivos invasivos, uso de nutrição parenteral e uso de ventilação mecânica. A sepse neonatal tardia está também relacionada ao tempo de hospitalização do neonato ou se ele é exposto a indivíduos com doenças contagiosas.

Doenças crônicas

A incidência de sepse grave é mais alta em crianças que apresentam comorbidades prévias. Em recente estudo, Bobelytè e colaboradores (2017) descreveram que a maioria dos casos letais de sepse ocorre em pacientes que sofrem de comorbidades crônicas, como doenças oncológicas, hematológicas e neurológicas, entre outras. É importante ter em mente que as taxas de doenças crônicas em crianças em países desenvolvidos estão crescendo anualmente.

SEPSE: BAIXE GRÁTIS A TERCEIRA EDIÇÃO DA REVISTA PEBMED E FIQUE POR DENTRO DAS NOVAS RECOMENDAÇÕES

Doenças oncológicas / Transplante de medula óssea / Transplante de órgão sólido

Avanços recentes em quimioterapia e transplantes têm melhorado a taxa de sobrevivência de pacientes pediátricos com distúrbios hematológicos e oncológicos malignos. No entanto, estes tratamentos têm levado a um aumento da incidência de infecções graves, incluindo sepse. A sepse ainda é uma das principais causas de morbimortalidade em pacientes com doenças hematológicas e malignas, embora vários tratamentos antibacterianos/antifúngicos tenham sido desenvolvidos. Sano e colaboradores (2017) relataram que uma história de recidiva, um estado refratário da doença subjacente e altas concentrações de proteína C reativa no início da febre são fatores de risco significativos para mortalidade após o desenvolvimento de sepse em pacientes com distúrbios hematológicos e oncológicos malignos.

Asplenia

Sepse pós-esplenectomia é definida como infecção fulminante e rapidamente progressiva causada por bactérias encapsuladas que podem ocorrer em pacientes asplênicos. Em pacientes que recebem múltiplos procedimentos durante uma esplenectomia, o risco de infecção é maior. No entanto, o risco é reduzido em esplenectomizados que recebem vacina.

Presença de cateter venoso central

Não somente a presença de cateter venoso central, mas o risco de sepse é elevado em crianças submetidas a procedimentos cirúrgicos ou outros procedimentos invasivos, como tubos endotraqueais e cateteres vesicais de demora.

LEIA TAMBÉM: Faço ou não corticoide na sepse grave?

Imunodeficiência

Inúmeras causas de imunodeficiência em crianças podem predispor à sepse. São elas:

  • Tumores malignos;
  • Uso de medicamentos imunossupressores (como quimioterapia e condicionamento para transplante de células-tronco hematológicas);
  • Imunodeficiências primárias (como imunodeficiência combinada grave);
  • Imunodeficiências adquiridas, como infecção pelo vírus da imunodeficiência humana – do inglês Human Immunodeficiency Virus (HIV);
  • Desnutrição.

Condições de risco para sepse na pediatria

A história natural e o grau de suscetibilidade à sepse variam entre essas condições, mas todos apresentam risco aumentado de sepse. Dessa forma, os profissionais de saúde devem ser alertados para a possibilidade de uma imunodeficiência subjacente se os pacientes apresentarem infecções graves, prolongadas, incomuns ou recorrentes.

A localização e o tipo de infecção também podem fornecer pistas para o tipo de imunodeficiência. Infecções recorrentes por organismos encapsulados, como Neisseria, sugerem deficiência de complemento, por exemplo. Infecção fúngica grave de início precoce como candidíase é característica de imunodeficiência combinada grave.

resumo das condições de risco para sepse na pediatria
Quadro 1: Resumo das condições de risco para sepse na pediatria

Você também pode ser colunista do Portal da PEBMED, basta se inscrever aqui!

Referências bibliográficas:

  • SOUZA, D. C. et al. Sepse na Pediatria. In: AZEVEDO, L. C. P.; MACHADO, F. R. Sepse. Rio de Janeiro: Atheneu, 2019. Cap.19, p.277-301;
  • INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE SEPSE. Campanha Sobrevivência a Sepse. Protocolo Clínico Pediátrico. 2019. Disponível em: https://ilas.org.br/assets/arquivos/ferramentas/pediatria/protocolo-de-tratamento-pediatria.pdf. Acesso em: 09 de set. 2019;
  • SEPSIS. Children. 2019. Disponível em: https://www.sepsis.org/sepsisand/children/. Acesso em: 15 de set. 2019;
  • BMJ BEST PRACTICES. Sepse em crianças. 2019. Disponível em: https://bestpractice.bmj.com/topics/pt-br/1201/history-exam. Acesso em: 15 de set. 2019;
  • BOBELYTÈ, O. et al. Sepsis epidemiology and outcome in the paediatric intensive care unit of Vilnius University Children’s Hospital. Acta medica Lituanica, v.24, n.2, p.113-120, 2017;
  • SANO, H. et al. Risk factors for sepsis-related death in children and adolescents with hematologic and malignant diseases. Journal of Microbiology, Immunology and Infection, v.50, p.232-238, 2017;
  • KHASAWNEH, M. A. et al. Outcomes after splenectomy in children: a 48-year population-based study. Pediatric Surgery International, v.35, p.575-582, 2019;
  • BENNETT, E. E. et al. Presence of Invasive Devices and Risks of Healthcare-Associated Infections and Sepsis. Journal of Pediatric Intensive Care, v.7, n.4, p.188-195, 2018.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.