Sepse: qual a melhor solução de hidratação para ser usada?

Os estudos em Terapia Intensiva debatem há muito tempo a melhor escolha de solução intravenosa em pacientes com sepse, já há preocupação com hipercloremia.

Os estudos em Terapia Intensiva debatem há muito tempo a melhor escolha de solução intravenosa em pacientes sépticos, já que aumentou a preocupação com hipercloremia e acidose metabólica associada ao uso de solução salina (NaCl 0,9%).

Uma análise publicada no American Journal of Respiratory and Critical Care sugere que o uso de cristaloides balanceados (Ringer lactato ou Plasmalyte) confere um benefício de mortalidade para esses pacientes.

Solução de hidratação na sepse

Nesta análise secundária, a solução salina normal foi comparada com soluções cristaloides balanceadas entre mais de 15.000 pacientes em uma única unidade de terapia intensiva dos EUA. Os investigadores examinaram aproximadamente 1600 pacientes com sepse.

Leia também: Manejo da sepse no paciente cirrótico: quais são as particularidades?

Os pacientes do grupo balanceado apresentaram menor incidência de eventos renais adversos importantes em 30 dias, maior número de dias livres de vasopressores, além de mais dias livres de terapia renal substitutiva em comparação com o grupo salino.

O estudo anterior deste mesmo Trial (SMART- Isotonic Solutions and Major Adverse Renal Events Trial), foi publicado no New England Journal of Medicine. Neste, a análise primária demonstrou que o uso equilibrado de cristaloides estava associado a uma incidência ligeiramente menor de um resultado composto de mortalidade e insuficiência renal quando todos os pacientes gravemente enfermos – e não apenas os sépticos – foram incluídos. Já falamos detalhes deste estudo aqui no portal.

Estas análises dão suporte adicional à tendência de padronizar o cristaloide balanceado para ressuscitação volêmica, inclusive em pacientes sépticos. No entanto, sabemos que análises de estudos de centro único não devem ser encaradas como definidoras de conduta. Aguardamos novos ensaios clínicos randomizados para ajudar nestas questões.

sepse revista

Take-home message

No paciente grave, incluindo o séptico, aparentemente, vale a pena escolher o Ringer lactato em vez de solução salina na hora da hidratação.

Referências bibliográficas:

  • Brown RM et al. Balanced crystalloids versus saline in sepsis. A secondary analysis of the SMART clinical trial. Am J Respir Crit Care Med 2019 Dec 15; 200:1487. (https://doi.org/10.1164/rccm.201903-0557OC)
  • NEJM JW Gen Med 15 de abril de 2018 e N Engl J Med 2018; 378: 829.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.