Seria o bacon tão ruim quanto o cigarro como causa de câncer?

Nesta segunda-feira (26/11), a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou a inclusão das carnes processadas (como o bacon, toucinho, salame, salsicha e derivados) na lista de produtos carcinogênicos e inclusão das carnes vermelhas na lista de produtos “provavelmente carcinogênicos”. Segundo o relatório da OMS, um grupo de 22 especialistas de 10 países, a partir de …

250-BANNER3Nesta segunda-feira (26/11), a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou a inclusão das carnes processadas (como o bacon, toucinho, salame, salsicha e derivados) na lista de produtos carcinogênicos e inclusão das carnes vermelhas na lista de produtos “provavelmente carcinogênicos”.

Segundo o relatório da OMS, um grupo de 22 especialistas de 10 países, a partir de revisão bibliográfica dos estudos mais recentes, determinou que o consumo de carne vermelha poderia ser classificado no grupo 2A (produto possivelmente carcinogênico para humanos) por sua associação com o câncer colorretal, e, em menor grau de evidência, com o câncer de pâncreas e de próstata.

A maior surpresa (ou não) foi em relação a carne processada (bacon, tocinho, salame e derivados), que foi classificada como carcinogênica (grupo 1), o que significa dizer que foi encontrada evidência suficiente de que seu consumo causa câncer colorretal.

O foco da discussão foi classificar a carne processada no mesmo grupo de produtos como o tabaco, o álcool e o asbesto, o que gerou a indagação: “será a carne processada tão cancerígena quanto o tabaco?”. A óbvia resposta é que não. Dentro do mesmo grupo de produtos carcinogênicos (grupo 1), cada produto apresenta sua própria magnitude de aumento no risco de câncer, e, como era de se esperar, o aumento no risco de câncer colorretal atribuído ao consumo de carnes processadas é muito menor do que o aumento do risco de câncer de pulmão atribuído ao tabagismo.

O conceito que deve ser assimilado é que a evidência científica é tão forte quanto, para ambas as associações (carne processada e tabaco), porém a magnitude de aumento do risco é muito maior para o tabaco. Sendo assim, nossos amigos do mindthegraph.com disponibilizaram um infográfico que ilustra o fato.

mtg1 mtg2

 

Se você ainda não conhece o midthegraph.com, esta pode ser uma boa oportunidade. Acesse esta excelente ferramenta para criação de infográficos como os aqui apresentados.

mtg3

 

Referências Bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Tags