Setembro Amarelo: Como escolher o melhor antidepressivo? [e-book]

A escolha do antidepressivo é uma parte extremamente importante do tratamento da depressão, e deve levar em consideração cada paciente. 

A depressão é um dos transtornos mentais mais prevalentes, muitas vezes associado à comorbidades (ex: uso abusivo de substâncias, transtornos ansiosos, etc.), além de ser uma importante causa de incapacidade. A escolha do antidepressivo é uma parte extremamente importante, e deve levar em consideração cada paciente.

Por isso, neste mês, marcado pela campanha Setembro Amarelo de conscientização sobre saúde mental e prevenção do suicídio, preparamos um e-book especial. A psiquiatra Paula Hartmann reuniu as principais orientações para médicos que precisam prescrever antidepressivos no tratamento de seus pacientes.

medicamentos variados, incluindo antidepressivo no setembro amarelo

Como escolher um antidepressivo

O tratamento da depressão visa atuar sobre o desequilíbrio de alguns neurotransmissores, que, acredita-se, estejam envolvidos com o transtorno (especialmente serotonina, noradrenalina e dopamina). Por isso, a escolha do antidepressivo correto é muito importante.

Mas vale lembrar: a preferência para uso desse tipo de medicamento é para casos moderados a graves, casos leves devem ser iniciados com psicoeducação e psicoterapia, antes de pensar em medicar.

De qualquer forma, essa informação e muitas outras orientações importantes você encontrará no e-book, como:

  • Considerações pré-prescrição;
  • Antidepressivos de primeira, segunda e terceira linhas;
  • Considerações pós-prescrição;
  • Cuidados especiais e desmame;
  • Informações sobre os inibidores seletivos de recaptação de serotonina (ISRS), inibidores seletivos da recaptação de serotonina e noradrenalina (ISRSN), antidepressivos tricíclicos (ATC) e inibidores da monoaminoxidase (IMAOs);
  • Principais opções de ISRS, ISRSN, ATC, IMAOs e suas diferenças;
  • Síndrome serotoninérgica;
  • Efeitos colaterais;
  • Interação medicamentosa.

Baixe grátis nosso e-book sobre antidepressivos!

Tenha na palma da sua mão as principais orientações para o tratamento antidepressivo e faça a escolha correta da medicação para o seu paciente.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.