Sífilis – Sintomatologia e Prevenção: um desafio histórico e contemporâneo

A sífilis é doença infecciosa de caráter crônico. Mesmo sendo uma doença de tratamento eficaz e de baixo custo, ainda é um grave problema de saúde pública.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A sífilis é doença infecciosa de caráter crônico, que há séculos vem desafiando a humanidade. Ela atinge praticamente todos os sistemas e órgãos. Contudo, mesmo sendo uma doença que apresenta tratamento eficaz e de baixo custo, até hoje mantem-se como um problema de saúde pública.

exames laboratoriais

Histórico sobre a sífilis

Popularizou-se na Europa no final do século XV, disseminando-se rapidamente por todo o continente. Transformou-se em uma das principais pragas mundiais e, por acometer especialmente a pele e  mucosas no início da doença, foi fortemente associada à dermatologia.

Em 1960, a mudança do comportamento da sociedade com relação à pratica sexual e o advento da pílula anticoncepcional viabilizaram a ocorrência de mais casos. No final dos anos 70, com a descoberta da síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS), ocorreu um redimensionamento das DST’s. A Sífilis passou a ser considerada uma facilitadora na transmissão do vírus HIV, fazendo com que pesquisadores retomassem o interesse pela sífilis. Além disso, surgiu a necessidade de criação de novas estratégias para seu controle.

A OMS sugere que o número de DST’s curáveis (sífilis, gonorreia, clamídia, tricomoníase) gire em torno de 340 milhões novos casos. No Brasil, em 2003, foram apontados 843.300 casos de sífilis.

Apresentação clínica da sífilis

A sífilis é doença sexualmente transmissível (sífilis adquirida) e verticalmente transmissível (sífilis congênita) através da placenta da mãe para o feto. O contato direto com as lesões potencialmente contagiantes (cancro duro e lesões secundárias) pelos órgãos genitais é responsável por 95% dos casos de sífilis. Outras formas de transmissão mais raras e com menos interessante do ponto de vista epidemiológico são por via indireta (objetos contaminados, tatuagem) e por transfusão sanguínea, apresentando um risco de contágio de aproximadamente 10% a 60%.

A bactéria Treponema Pallidum tem uma alta mobilidade e possui alta aderência às células hospedeiras. A capacidade quimiotáxica dessa bactéria é um importante fator que contribui para a virulência desse microrganismo.

O Treponema tem uma tremenda capacidade de invadir e fixar-se rapidamente nas superfícies celulares e adentrar as junções endoteliais e os tecidos. É uma bactéria com pouca resistência ao meio ambiente e pode ser facilmente destruída quando fora do organismo hospedeiro.

Leia também: 

Classificação

Pode ser classificada em: 

Sífilis Adquirida:

  • Recente (menos de um ano de evolução): Formas primária, secundária e latente recente;
  • Tardia (com mais de um ano de evolução): Formas latente tardia e terciária.

Sífilis Congênita:

  • Recente: Casos diagnosticados até o 2° ano de vida;
  • Tardia: Casos diagnosticados após o 2° ano de vida.

As manifestações clínicas da sífilis apresentam-se de acordo com a fase em que a infecção se encontra:

Diagnóstico e tratamento

Durante o tratamento, as pessoas podem desenvolver febre, dores de cabeça e dores musculares, uma reação denominada Jarisch-Herxheimer.

Para se obter controle da sífilis é fundamental que o foco seja interromper a cadeia de transmissão e prevenir novos casos. Para que se alcance este objetivo, é fundamental evitar o fluxo de transmissão da doença, através do diagnóstico e tratamento de forma mais precoce possível, do paciente, parceiro ou parceiros.

O teste rápido é uma excelente ferramenta, uma vez que ele pode realizar a detecção da doença de forma imediata. Dessa forma, o tratamento adequado possa ser implementado em tempo hábil através da administração da penicilina como primeira escolha e nas doses adequadas, podendo até mesmo ser utilizado tratamento profilático, em casos de aumento local do número de ocorrências. 

A prevenção ainda segue com foco na comunicação e informação para a população em geral, especialmente para com os grupos vulneráveis (profissionais do sexo, jovens, usuários de drogas injetáveis, etc) sobre o curso da doença e meios de prevenção.

Baixe o aplicativo NurseBook e acesse os principais diagnósticos e cuidados de Enfermagem!

Referências:

  • Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das Doenças Sexualmente Transmissíveis, Aids e Hepatites Virais. Manual Técnico para Diagnóstico da Sífilis. Brasília: Ministério da Saúde; 2016.
  • Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Guia de Vigilância Epidemiológica: volume único [Internet] 2ª ed. Brasília: Ministério da Saúde; 2017.
  • Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Doenças infecciosas e parasitárias: Guia de Bolso. 8ª ed. Brasília: Ministério da Saúde; 2010.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Tags