Síncope/pré-síncope e sua relação com mortalidade precoce em pacientes com TEP

Pesquisadores resolveram investigar a prevalência de síncope / pré-síncope na apresentação clínica de TEP e se isso pode se traduzir em pior prognóstico.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Em unidades de emergência, atendimentos por síncope envolvem os mais diferentes perfis de pacientes, desde jovens sem medicação de uso regular e com provável síncope vaso-vagal até idosos com estenose aórtica grave. O prognóstico da síncope varia muito com o tipo de causa/apresentação clínica e perfil do paciente que chega para ser atendido.

Entre as causas de desmaios, sabemos que o tromboembolismo pulmonar (TEP) pode ser a causa subjacente. Para esta entidade, conhecemos alguns fatores que representam gravidade/mau prognóstico: hipotensão/choque, elevação de troponina e disfunção do VD. Sendo assim, pesquisadores italianos resolveram investigar a prevalência de síncope / pré-síncope na apresentação clínica de TEP e se isso pode se traduzir em pior prognóstico em termos de mortalidade precoce (primeiros 30 dias).

O estudo foi feito com os 1.716 pacientes do Registro Italiano de Embolia Pulmonar (prospectivo e multicêntrico) com idade média de 69 anos e diagnóstico confirmado de TEP. As definições de síncope / pré-síncope para cada paciente foi definida a partir de informações colhidas com médicos / paramédicos envolvidos no atendimento e / ou testemunhas / familiares.

Foram analisados dados hemodinâmicos (PA e FC) da admissão hospitalar, ECOTT evidenciando nova disfunção ventricular direita, dosagem de troponina (apenas em 74% dos pacientes), ECG de 12 derivações e Doppler de MMII. A avaliação clínica e terapêutica específica (trombólise? trombectomia percutânea ou cirúrgica?) seguiu as diretrizes da época (2006 a 2010). Deterioração clínica foi definida como: necessidade de vasopressores / inotrópicos, entubação orotraqueal ou PCR. Os pacientes com síncope / pré-síncope foram comparados com os que não tiveram essa apresentação clínica, mas também compararam síncope X pré-síncope.

Síncope e TEP

Dos 1.716 pacientes, 458 (26%) se apresentaram com síncope / pré-síncope e estes eram em média: mais idosos (71.7 ± 14.9 vs 69.3 ± 15.3, p = 0.003), tinham menor PA (116.5 ± 27.7 vs 129.3 ± 25.2, p < 0.0001), estavam mais em choque circulatório (16.8% vs 6.0%, p < 0.001), estavam mais taquicárdicos (100.7 ± 22.3 vs 95.1 ± 21.6, p < 0.0001) e foram mais submetidos a trombólise [17.6% (95% IC 14.1%–21.1%) vs 8.2% (95% IC 6.68%–9.72%), p < 0.001] que os pacientes do controle (sem síncope / pré-síncope).

Houve um certo prejuízo na análise da troponina pois este dado estava ausente em mais de 400 pacientes do grupo controle, mas cerca de metade dos pacientes com TEP + síncope / pré-sincope tinham elevação deste marcador. Não houve diferença significativa entre TVP e disfunção do VD entre esses dois grupos (28% vs 25%).

Quanto à mortalidade por todas as causas nos primeiros 30 dias após o TEP:

  • Maior no grupo síncope / pré-síncope [42.5%, (95% IC 37.9%–47.0%) vs 6.2%, (95% IC 4.86%–7.54%) p < 0.0001].

Na comparação síncope X pré-síncope:

  • Instabilidade hemodinâmica mais presente em pacientes com síncope;
  • Elevação de troponina mais comum em pacientes com síncope;
  • Terapia trombolítica mais comum em síncope que em pré-síncope;
  • Mortalidade em 30 dias maior para quem teve pré-síncope (47.2% vs 37.4%);

Na análise apenas dos pacientes com instabilidade hemodinâmica, pré-síncope se manteve como um preditor de mortalidade em 30 dias independente de: disfunção ventricular direita, elevação de troponina e terapia trombolítica.

Considerações

– Diferenciar síncope de pré-síncope é comumente um desafio;
– Pacientes com pré-síncope foram menos trombolisados que os que tiveram síncope, o que pode refletir um tratamento trombolítico aquém do ideal como sugerem outros estudos/registros de TEP, ainda mais porque os com pré-síncope eram normalmente mais idosos (mais chance de comorbidades) e apresentavam mais disfunção ventricular direita na alta hospitalar;
– Parte considerável do grupo controle não teve dosagem de troponina;

Síncope: nova diretriz indica as melhores condutas para a prática

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades