Síndrome compartimental da perna sadia: uma complicação rara e grave

A Síndrome Compartimental da Perna Sadia apesar de rara, pode ser fatal, caso o diagnóstico e tratamento não sejam realizados imediatamente.

A Síndrome Compartimental da Perna Sadia (SCPS) é uma complicação rara, porém devastadora, e ocorre em pacientes sem comorbidades a nível de membros inferiores. Está relacionada a posição do paciente, em cirurgias de longa duração, principalmente de abdome e pelve, onde a posição de litotomia e cefalodeclive é muito utilizada.

A síndrome foi reconhecida em 1953, porém o primeiro caso foi relatado em 1881 por Richard Van Wolkmann, que descreveu a presença de mionecrose e contratura muscular em um braço devido a uma isquemia prolongada.  

Leia mais: Injeção intratecal inadvertida: o que devo saber?

A Síndrome Compartimental da Perna Sadia apresenta uma incidência de 0,2%. Apesar de rara, pode ser fatal, caso o diagnóstico e tratamento não sejam realizados de forma imediata. Além disso, pode ocorrer em qualquer paciente, de qualquer faixa etária, sendo mais comuns em jovens, por apresentarem uma densidade muscular maior. 

A fisiopatologia da SCPS está relacionada a um aumento da pressão tecidual, intracompartimental do membro, ocasionada por uma hipoperfusão prolongada da região com uma pressão aumentada nos compartimentos musculares e em alguns casos agravada por complicações inerentes à reperfusão do membro que sofreu a isquemia.   

Alguns fatores como posição, compressão, hipotensão, tempo prolongado, entre outros, promove uma pressão dentro da fáscia muscular que excede a pressão de perfusão, levando à isquemia do membro afetado, sendo que esse membro não apresenta nenhuma lesão prévia. A posição de litotomia, favorece ao aumento dessa pressão, o que é piorado com o cefalodeclive. 

Quando ocorre a isquemia local, as células da região começam a trabalhar em anaerobiose, liberando substâncias tóxicas como lactato. Somado a isso, temos a hipóxia do tecido endotelial e o aumento do aporte de fluido e plasma para o espaço intersticial, levando a um edema que piora a pressão compartimental. 

A lesão de reperfusão ocorre quando esse membro é reposicionado, devido a liberação de radicais livres e mediadores vasoativos nesse momento, lesando o endotélio e piorando o extravasamento de fluido para o espaço intersticial, agravando o edema compartimental. 

Essa síndrome difere da Síndrome Compartimental Aguda, que ocorre em membros lesionados por algum trauma. Esse trauma irá desencadear um processo de edema, lesão tecidual direta, inflamação e isquemia local, levando à isquemia dos tecidos da região. 

Em ambas as situações, a circulação tecidual do membro fica comprometida, lesando os músculos e nervos. 

síndrome compartimental da perna sadia

Apresentação clínica

Durante o procedimento, é possível em determinadas situaçõs que se note sinais de isquemia local do membro, como edema, palpação endurecida da região, palidez cutânea e diminuição da temperatura local. 

Na maioria das vezes, o paciente apresenta dor de forte intensidade, incapacitante, que não cede com analgésicos, logo após o fim do procedimento ou fim do bloqueio espinhal onde permaneceu em posição de litotomia por um tempo prolongado, acima de quatro horas. Além disso, pode ocorrer paresia e alterações motoras com piora a movimentação do membro. 

Como fatores de risco podemos citar além do tipo de cirurgia e posição do paciente na mesa cirúrgica, pacientes jovens pela maior massa muscular, obesidade, doenças vasculares que diminuem a vascularização, tempo de procedimento superior a 4 horas e uso de compressores nos membros inferiores. 

Algumas patologias como trombose venosa profunda e embolia pulmonar podem ser classificadas como diagnóstico diferencial em casos de Síndrome Compartimental da Perna Sadia. 

Diagnóstico

O diagnóstico é baseado no quadro clínico apresentado pelo paciente que foi submetido a uma cirurgia abdominal ou pélvica de longa duração em posição de litotomia.  

Podemos também realizar a medida da pressão dos compartimentos, porém esse método não é realizado de rotina, sendo reservado para os casos de pacientes com bloqueio espinhal remanescente, sedados ou ainda em uso de potentes analgésicos. 

Quando realizada, a medida deve ser tomada nos quatro compartimentos e bilateralmente e somente quando todos os compartimentos apresentam uma pressão abaixo de 30mmHg, é considerada negativa. Se apenas um compartimento apresentar pressão superior a 30mmHg, já é suficiente para um diagnóstico positivo. 

Atualmente o parâmetro mais utilizado e mais fidedigno é o cálculo do Delta P que corresponde a diferença de pressão entre a pressão compartimental e a pressão diastólica do paciente. 

Exames laboratoriais vão apresentar alterações apenas em uma fase mais tardia, onde o paciente já se encontra em um estado grave e às vezes fora de possibilidade terapêutica. 

Veja ainda: Mortalidade com uso de propofol no perioperatório e em pacientes críticos

Tratamento

O melhor tratamento para a SCPS é a prevenção. Como procedimentos preventivos, o profissional anestesista deve estar em perfeita harmonia com a equipe cirúrgica para possíveis manipulações do paciente durante o procedimento. Entre eles podemos citar o melhor posicionamento do paciente na mesa cirúrgica com atenção especial à proteção das partes ósseas, evitar o uso de compressores pneumáticos, evitar hipotensão durante o procedimento, evitar restrição de fluidos e se o procedimento exceder quatro horas, deve-se retornar o membro do paciente até a altura do átrio e permanecer nessa posição por 15 minutos, para só depois recolocá-los em posição cirúrgica.  

Porém, o único tratamento disponível para a Síndrome Compartimental da Perna Sadia é o tratamento cirúrgico. Assim que o diagnóstico for estabelecido, deve-se encaminhar imediatamente o paciente ao centro cirúrgico para realização de uma fasciotomia dos quatro compartimentos dos membros afetados. O paciente deve ser encaminhado à unidade fechada para completa monitorização de seus sistemas e deve ser revisto em um intervalo de 48 a 72 horas a fim de se realizar o controle das feridas da fasciotomia e realização de possíveis desbridamentos caso necessário. As feridas da fasciotomia fecham-se por segunda intenção. 

Apesar de rara, essa síndrome é potencialmente fatal e seu diagnóstico deve ser prontamente realizado, assim como seu tratamento e sempre levar em consideração que qualquer paciente, independente de idade, raça, sexo ou etnia podem desenvolver tal complicação, estar ciente da existência da síndrome e capacitado a realizar o diagnóstico é essencial para um desfecho favorável da situação. 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • Nester M, Borrelli J Jr. Well Leg Compartment Syndrome: Pathophysiology, Prevention, and Treatment. J Clin Med. 2022 Oct 31;11(21):6448.