Síndrome da Gaiola [Setembro Amarelo]

A pandemia têm levado jovens a não querer sair de casa, preferindo o isolamento, desenvolvendo uma síndrome que lembra passáros na gaiola.

O desconforto e o medo têm levado jovens a não querer sair de casa, ir para escola, faculdade ou realizar atividades possíveis durante a pandemia. Mesmo ainda sendo necessário o distanciamento social, havendo possibilidade e respeitando as normas de segurança em espaços fora do lar, algumas pessoas, principalmente jovens estão evitando a volta da vida instrumental ou funcional fora do ambiente domiciliar. Estamos falando da Síndrome da Gaiola, que faz analogia a pássaros que depois de muito tempo engaiolados, mesmo com a porta aberta, têm dificuldade em sair da gaiola e isso acontece devido ao tempo que o pássaro é mantido na Gaiola.

Leia também: Pandemia aumenta casos de ansiedade, depressão e estresse. O que podemos fazer?

Esse fenômeno é mais comuns em crianças e adolescentes  que são os mais afetados, uma vez que ficam com medo de se infectar, de levar o vírus para seus pais e familiares e desenvolvem certa atrofia social pelo tempo de isolamento e distanciamento social. 

Impacto da pandemia

A ansiedade infantil e a ansiedade na adolescência esta cada vez maior frente aos problemas decorrentes da pandemia. A ideia da volta às aulas presenciais gera medo e angústia nos alunos. Medo de contaminação é um dos maiores problemas que dificulta o retorno a escola. Esse é um problema que a sociedade vai ter que lidar ao longo dos anos que pode ser uma marca da pandemia no Brasil. O comportamento é mais comum em crianças e adolescentes que já apresentam algum transtorno psicológico, como a depressão e o transtorno obsessivo compulsivo (TOC), mas pode ser observado em jovens sem qualquer quadro de adoecimento. É comum jovens com essa condição se sentirem mal em locais públicos ou em ambientes que será inevitável a convivência. O grande mal dessa condição é no aspecto emocional. Os jovens passam a ter dificuldade de se conectar a grupos ou pessoas. 

Podemos, enquanto profissionais de saúde, construir cuidados que possam libertar essas pessoas dessas “Gaiolas”. O sentimento de prisão é parecido com aqueles que acontecia com pacientes institucionalizados nos grandes hospitais psiquiátricos, a porta quando aberta gerava um sentimento de medo. O que encontrariam do lado de fora podia ser muito pior do que acontecia dentro do hospital, mesmo este sendo local de tortura e violência. Não podemos tratar dessa condição como ignorância, mas como prisões que na verdade estão mais ligadas a condição mental que apenas aquelas estruturais. Mas precisamos ajudar as pessoas a se libertar e para isso, os profissionais da saúde podem ser aqueles que contribuirão com a “abertura das gaiolas”.

Os profissionais da saúde podem realizar algumas intervenções

  • Realize o acolhimento da criança ou do adolescente;
  • Construa uma linha de cuidado que envolva a família, professores e amigos;
  • Constitua vínculo com a criança ou adolescente, observando as condições de cada indivíduo;
  • Fazer levantamento clínico para avaliar sinais de ansiedade e depressão ou outra doença psiquiátrica;
  • Converse com a criança ou com o adolescente e discuta o assunto, compreenda o motivo da ansiedade ou angústia;
  • Explique quanto aos riscos e medidas de proteção a contaminação pelo vírus SARS-CoV-2;
  • Escute a criança ou adolescente e entenda os motivos do comportamento e a partir disso construa uma linha de cuidado;
  • Seja otimista e positivo frente aos novos desafios;
  • Conforte a pessoa explicando sobre sua condição e mostrando um caminho para o cuidado de si.

Saiba mais: Uma em cada quatro crianças sofre de depressão na pandemia, aponta estudo canadense

Lembre-se que cuidados com a pessoa com sofrimento psíquico passa por fazer a pessoa ter autoconhecimento e desenvolver habilidades para poder enfrentar os problemas e as emoções que decorrem do enfrentamento dos conflitos. As ações emancipadoras sempre serão aplicadas à pessoa.

Referências bibliográficas

  • Barros MB de A, et. al. Relato de tristeza/depressão, nervosismo/ansiedade e problemas de sono na população adulta brasileira durante a pandemia de COVID-19. Epidemiol. Serv. Saúde. 2020  Set; 29( 4 ): e2020427. doi: 10.1590/S1679-49742020000400018
  • Faro A, et al. COVID-19 e saúde mental: a emergência do cuidado. Estudos de Psicologia (Campinas) [online]. 2020, 37, e200074. doi: 10.1590/1982-0275202037e200074
  • Silva HGN, Santos LES, Oliveira AKS. Efeitos da pandemia no novo Coronavírus na saúde mental de indivíduos e coletividades. J. nurs. health. 2020;10(n.esp.):e20104007

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.