Síndrome da infusão de propofol

A síndrome da infusão de propofol (SIP) é um conjunto de sinais e sintomasque ocorrem após infusão contínua de altas doses de propofol.

O propofol (2,6-di-isopropilfenol) é um agente anestésico intravenoso amplamente utilizado desde 1989 em unidades de terapia intensiva para sedação de pacientes críticos e na anestesiologia para sedação, indução e manutenção de anestesia geral. Seu mecanismo de ação envolve a potencialização da neurotransmissão inibitória do ácido gama-aminobutírico (GABA).

propofol
Molécula do propofol. Fonte: Wikipedia

 

Está disponível como uma emulsão contendo óleo de soja, glicerol e lecitina de ovo. Possui metabolização hepática e extra-hepática (provavelmente pulmonar) em metabólitos inativos que são eliminados pelos rins. Tem ação depressora direta do sistema cardiovascular e musculatura lisa dos vasos, causando redução da contratilidade cardíaca, redução da pré e pós-carga. Reduz o fluxo sanguíneo cerebral com diminuição da pressão intracraniana e consumo metabólico de oxigênio cerebral com atividade protetora do sistema nervoso central. Causa depressão respiratória central com diminuição da resposta respiratória ao CO2 e hipóxia.

A síndrome da infusão de propofol

A síndrome da infusão de propofol (SIP) é um conjunto de sinais e sintomas, quase sempre de evolução fatal, que ocorrem após infusão contínua de altas doses de propofol, geralmente maiores que 5mg/kg/h, por períodos superiores a 48h (embora existam casos na literatura por períodos mais curtos).

A fisiopatologia da SIP ainda não está totalmente esclarecida, mas acredita-se que há uma predisposição genética para a ocorrência da síndrome, com inibição da fosforilação oxidativa e produção de energia mitocondrial, falha na oxidação dos ácidos graxos e bloqueio de receptores beta-adrenérgicos e de canais de cálcio. Essas alterações levariam a acidose metabólica, disfunção cardíaca com resistência aos agentes inotrópicos, disritmia cardíaca, rabdomiólise, hipertrigliceridemia com infiltração de gordura no fígado, pulmão e outros órgãos, hipercalemia, febre e insuficiência renal. O uso concomitante de corticosteroides e de aminas vasoativas tem sido implicado como fatores predisponentes.

Tratamento

O tratamento da síndrome se dá com a suspensão da infusão do fármaco, medidas de suporte e eliminação do propofol do organismo através de hemofiltração (diálise). Quando a diálise não pode ser empregada, a mortalidade chega a 100%.

Devido ao alto grau de mortalidade, medidas de prevenção devem ser adotadas. A administração do fármaco deve ser feita por períodos curtos e taxas de infusão menores de 5mg/kg/h. Monitorar pH, lactato, potássio e creatino-quinase (CK) é de suma importância. O uso de outros agentes anestésicos junto com o propofol na tentativa de reduzir sua dose é uma boa estratégia. Além disso, a infusão de propofol deve ser evitada em pacientes com suspeita ou comprovada doença mitocondrial.

Leia também: Propofol vs midazolam: qual é o mais eficaz na sedação procedimental na emergência?

Atualmente, o propofol é um fármaco imprescindível nas unidades de terapia intensiva e na anestesiologia. Seu rápido início de ação, curta duração e mínimos efeitos colaterais são qualidades que o tornam essencial nesses cenários. Entretanto, não deve ser utilizado por períodos prolongados ou em altas doses devido ao risco de desenvolver uma síndrome com alta taxa de mortalidade se o tratamento correto não for rapidamente empregado.

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades