Síndrome de ALCAPA, você conhece?

A Síndrome de ALCAPA é uma doença congênita rara, que dificilmente o médico tem a possibilidade de ver na prática clínica. Conheça:

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A Síndrome de ALCAPA (anomalous left coronary artery from the pulmonary artery) é uma doença congênita rara, que dificilmente o médico tem a possibilidade de ver na prática clínica. A doença se origina na anomalia da artéria coronária esquerda a partir da artéria pulmonar. Trata-se de doença congênita rara, representando 0,4% desse tipo de cardiopatia. Pode ser um defeito isolado ou se apresentar associada a outras doenças congênitas. Depois do nascimento, a queda gradativa da pressão pulmonar e oxigenação levam lentamente à baixa pressão de perfusão e sangue com baixo teor de oxigênioSíndrome de ALCAPA para a artéria coronária esquerda. Isso causa isquemia miocárdica, na ausência de doença coronariana.

A síndrome de ALCAPA apresenta-se sob dois tipos: adulto e pediátrico

O tipo adulto é caracterizado pela formação compensatória de colaterais entre a artéria coronária direita que origina fisiologicamente da aorta e da coronária esquerda. O espectro de manifestações clínicas varia de um curso assintomático para a descompensação da circulação colateral arterial, gerando isquemia, angina, cardiomiopatia isquêmica, arritmias, insuficiência mitral e até morte súbita.

No tipo infantil, as colaterais não se formam entre a coronária direita e esquerda. Palidez, sudorese pronunciada, dispneia e dor torácica começam da quarta à oitava semana de vida. A falta de sangue oxigenado ao miocárdio pode resultar em infarto, o qual por sua vez pode levar à cardiomiopatia isquêmica e síndrome de insuficiência cardíaca. Sem cirurgia corretiva, a taxa de mortalidade nas primeiras semanas a meses de vida é grande.

O diagnóstico pode ser feito pela tomografia computadorizada, ressonância magnética cardíaca e pelo ecocardiograma.

O tratamento é cirúrgico. Consiste no reimplante da coronária esquerda na aorta. No entanto, em adultos esta técnica muitas vezes não é usada, porque a rigidez do tecido não permite reimplante adequado. A técnica de Takeuchi é mais utilizada nestes pacientes, pois restabelece o fluxo sanguíneo da coronária esquerda por meio de um tubo intrapulmonar da aorta

E o ECG, quais são as suas alterações típicas?

Vemos isquemia ou infarto ântero-lateral,  incluindo desníveis transitórios ou crônicos de segmento  ST. Ondas Q também são típicas nas derivações D1, aVL, V5, e V6.

Abaixo encontra-se um ECG de uma paciente portadora da síndrome. Vejam o ritmo de fibrilação atrial e a importante zona inativa em parede lateral, manifesta por ondas Q. Além disso, há um lento progresso de onda R em precordiais, o que sugere necrose anterior.

ALCAPA

É médico e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Referências:

  • De França, Júlio César et al. Longa sobrevivência em paciente com síndromede ALCAPA não corrigida. Relato de caso e revisão da literatura. Insuficiência cardíaca 2018; 13(1): 40-44
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão

Especialidades