Síndrome de sobreposição Asma-DPOC é maior em países menos desenvolvidos

Síndrome de sobreposição Asma-DPOC caracteriza-se pela condição na qual há presença de asma e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) em comorbidade.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A síndrome de sobreposição Asma-DPOC caracteriza-se pela condição na qual há presença de asma e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) em comorbidade. Nos países subdesenvolvidos e em desenvolvimento, a incidência da enfermidade pode ser maior do que nas nações com maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Nestes locais, a síndrome de sobreposição Asma-DPOC é acentuada pela alta exposição à poluição, taxas elevadas de emissão de gases poluentes na atmosfera e concentração de agentes tóxicos no ar.

asma

Síndrome de sobreposição Asma-DPOC x pobreza

Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos sobre a relação entre as condições socioeconômicas e a incidência da síndrome de sobreposição Asma-DPOC foi publicada em novembro deste ano no periódico The Journal of Allergy and Clinical Immunology. O levantamento contou com 11.923 participantes com idade média entre 35 e 92 anos, provenientes de quatro coortes distintos de diversos países considerados subdesenvolvidos.

Resultado

O risco de contrair a doença foi maior nas localidades com maior emissão de fumaça de combustíveis de biomassa (carvão, lenha, esterco de animais, etc.) (odds ratio, 1,48; IC 95%; [0,98-2,23]). O risco (OR) para a síndrome de sobreposição Asma-DPOC em fumantes foi de 1,28 a cada 10 maços-ano (IC 95% [1,22-1,34]) em relação aos não fumantes.

Leia mais: Asma grave: como manejar a ventilação mecânica [ABRAMEDE 2018]

A idade avançada também foi identificada como um maior risco à doença. Em participantes com menos de 45 anos, a  prevalência foi de 1,1% (IC 95% [0,8%-1,7%]). Nos indivíduos com idade entre 45 e 59 anos, a taxa foi de 3,9% (IC 95% [3,4%-4,4%]). Já nos pacientes entre 60 e 74 anos, a percentagem ficou em 4,9% (IC 95%, [4,2%-5,7%]) e nos indivíduos com mais de 75 anos, a prevalência para a doença foi 5,7% (IC 95%, [3,9%-8,3%]).

A maior concentração de síndrome de sobreposição Asma-DPOC foi verificada em Matlab, Bangladesh, cuja taxa ficou em 7,8% quando a média girava em torno de 3,8%. Em Puno, no Peru, o índice ficou em 0%.

Tenha em mãos informações objetivas e rápidas sobre práticas médicas. Baixe o Whitebook

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

  • Morgan BW, Grigsby MR, Siddharthan T, et al. Epidemiology and risk factors of asthma-COPD overlap in low- and middle-income countries [published online October 3, 2018]. J Allergy Clin Immunol. doi:10.1016/j.jaci.2018.06.052

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades