Leia mais:
Leia mais:
O efeito da amamentação na endometriose
O receptor 1 do neuropeptídeo S é um alvo de tratamento não hormonal na endometriose
Síndrome do intestino irritável (SII) ou endometriose?
Tratamento laparoscópico da endometriose ureteral
Mediadores inflamatórios e dor pélvica na paciente com endometriose

Síndrome do intestino irritável (SII) ou endometriose?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A endometriose e a síndrome do intestino irritável (SII) são patologias que compartilham sintomas. Acredita-se que muitas vezes a síndrome do intestino irritável possa ser subdiagnosticada, subtratada, levando a exames complementares invasivos e desnecessários.

Leia também: Tratamento laparoscópico da endometriose ureteral

Síndrome do intestino irritável (SII) ou endometriose?

Semelhanças compartilhadas

Os sintomas mais comuns compartilhados entre a endometriose e a síndrome do intestino irritável incluem dor abdominal e cólicas. Além desses dois sintomas, os pacientes com SII relatam ter um ou mais sintomas adicionais:

  • Náusea
  • Distensão abdominal
  • Constipação
  • Diarreia
  • Dor com cólica
  • Dor abdominal superior

No último ano, a revista Springer publicou uma meta-análise alemã que buscou a relação de SII em pacientes com diagnóstico de endometriose. 

Prevalência e incidência de SII em pacientes com endometriose 

O estudo alemão concluiu que pacientes com endometriose têm aproximadamente 3 vezes mais chance de ter SII do que pacientes que não tenham endometriose, enquanto o risco de ter SII dobrou em pacientes com endometriose em comparação com as que não tinham o diagnóstico. 

O estudo ratificou conclusões prévias da coexistência frequente das duas patologias. Porém, um fator limitante é que a endometriose tem um diagnóstico histopatológico, e que portanto,  muitas pacientes que não foram submetidas a cirurgias ou procedimentos invasivos com biópsia não foram incluídas nas análises.

Um estudo canadense divulgado em 2017 reportou maior intensidade de sintomas de SII em mulheres com pequenos focos ou sintomas de endometriose, comparado com mulheres com endometriose mais severa. Mais estudos são necessários para correlacionar os sítios de endometriose e a intensidade dos sintomas com a SII, bem como se poderia existir um sinergismo entre as patologias.

O tratamento de uma condição pode interferir na outra

Quando pensamos em terapias, seja cirúrgica ou medicamentosa, a conduta implementada para uma pode interferir na outra , por exemplo, um estudo italiano registrou uma piora significativa de sintomas de SII em pacientes que foram submetidas a exérese de focos de endometriose intestinal.

Dietas com baixo consumo de FODMAP (oligossacarídeos fermentáveis, dissacarídeos, monossacarídeos e polióis) parecem ser eficazes na melhora dos sintomas tanto da SII quanto de endometrioses. Já o tratamento hormonal tem resultados conflitantes até o momento.

Saiba mais: Mediadores inflamatórios e dor pélvica na paciente com endometriose

Uma mesma patogênese ou sinergismo?

A associação entre endometriose e SII pode ser o resultado de fatores de risco e patogênicos compartilhados, tais como processo inflamatório crônico e presença aumentada de mastócitos. A presença de citocinas pró-inflamatórios promovem a persistência de uma situação de inflamação crônica. 

Mais estudos são necessários para entendermos as ligações entre as duas patologias, e como melhor manejá-las, evitando-se, assim, a tão frequente iatrogenia

Autor(a):

Referências bibliográficas:

  • Chiaffarino F, Cipriani S, Ricci E, et al. Endometriosis and irritable bowel syndrome: a systematic review and meta-analysis. Arch Gynecol Obstet. 30317–25 (2021). doi: 10.1007/s00404-020-05797-8
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.