Síndrome do intestino irritável (SII) ou endometriose?

A endometriose e a síndrome do intestino irritável (SII) compartilham sintomas e acredita-se que a SII possa ser subdiagnosticada.

A endometriose e a síndrome do intestino irritável (SII) são patologias que compartilham sintomas. Acredita-se que muitas vezes a síndrome do intestino irritável possa ser subdiagnosticada, subtratada, levando a exames complementares invasivos e desnecessários.

Leia também: Tratamento laparoscópico da endometriose ureteral

Síndrome do intestino irritável (SII) ou endometriose?

Semelhanças compartilhadas

Os sintomas mais comuns compartilhados entre a endometriose e a síndrome do intestino irritável incluem dor abdominal e cólicas. Além desses dois sintomas, os pacientes com SII relatam ter um ou mais sintomas adicionais:

  • Náusea
  • Distensão abdominal
  • Constipação
  • Diarreia
  • Dor com cólica
  • Dor abdominal superior

No último ano, a revista Springer publicou uma meta-análise alemã que buscou a relação de SII em pacientes com diagnóstico de endometriose. 

Prevalência e incidência de SII em pacientes com endometriose 

O estudo alemão concluiu que pacientes com endometriose têm aproximadamente 3 vezes mais chance de ter SII do que pacientes que não tenham endometriose, enquanto o risco de ter SII dobrou em pacientes com endometriose em comparação com as que não tinham o diagnóstico. 

O estudo ratificou conclusões prévias da coexistência frequente das duas patologias. Porém, um fator limitante é que a endometriose tem um diagnóstico histopatológico, e que portanto,  muitas pacientes que não foram submetidas a cirurgias ou procedimentos invasivos com biópsia não foram incluídas nas análises.

Um estudo canadense divulgado em 2017 reportou maior intensidade de sintomas de SII em mulheres com pequenos focos ou sintomas de endometriose, comparado com mulheres com endometriose mais severa. Mais estudos são necessários para correlacionar os sítios de endometriose e a intensidade dos sintomas com a SII, bem como se poderia existir um sinergismo entre as patologias.

O tratamento de uma condição pode interferir na outra

Quando pensamos em terapias, seja cirúrgica ou medicamentosa, a conduta implementada para uma pode interferir na outra , por exemplo, um estudo italiano registrou uma piora significativa de sintomas de SII em pacientes que foram submetidas a exérese de focos de endometriose intestinal.

Dietas com baixo consumo de FODMAP (oligossacarídeos fermentáveis, dissacarídeos, monossacarídeos e polióis) parecem ser eficazes na melhora dos sintomas tanto da SII quanto de endometrioses. Já o tratamento hormonal tem resultados conflitantes até o momento.

Saiba mais: Mediadores inflamatórios e dor pélvica na paciente com endometriose

Uma mesma patogênese ou sinergismo?

A associação entre endometriose e SII pode ser o resultado de fatores de risco e patogênicos compartilhados, tais como processo inflamatório crônico e presença aumentada de mastócitos. A presença de citocinas pró-inflamatórios promovem a persistência de uma situação de inflamação crônica. 

Mais estudos são necessários para entendermos as ligações entre as duas patologias, e como melhor manejá-las, evitando-se, assim, a tão frequente iatrogenia

Referências bibliográficas:

  • Chiaffarino F, Cipriani S, Ricci E, et al. Endometriosis and irritable bowel syndrome: a systematic review and meta-analysis. Arch Gynecol Obstet. 30317–25 (2021). doi: 10.1007/s00404-020-05797-8

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.