Síndrome mielodisplásica com deleção de 5q

As síndromes mielodisplásicas (SMD) são um grupo heterogêneo de desordens hematológicas. A síndrome 5q- é um subtipo de SMD.

As síndromes mielodisplásicas (SMD) correspondem a um grupo heterogêneo de desordens hematológicas caracterizadas por hematopoiese ineficaz e displásica. A incidência é maior em idades mais avançadas e no sexo masculino. Seu tratamento visa o controle dos sintomas e a consequente melhoria da qualidade de vida dos pacientes. Além das medidas de suporte, os agentes hipometilantes são o pilar do manejo dos portadores de SMD.

Leia também: Como fazer o manejo da síndrome mielodisplásica?

Exames de sangue de pacientes com síndromes mielodisplásicas

A síndrome 5q- é um subtipo de SMD descrito há mais de 40 anos, que apresenta características peculiares:

  • Epidemiologia: Há predomínio em indivíduos do sexo feminino.
  • Quadro clínico-laboratorial: O grande marco é a anemia progressiva e refratária, e quase a totalidade dos pacientes requer suporte transfusional durante a evolução da condição. A plaquetometria pode ser normal ou elevada. O estudo de medula óssea costuma revelar hipoplasia eritroide e megacariócitos hipolobulados em número normal ou aumentado. 
  • Complicações: O risco de progressão para leucemia mieloide aguda é maior nos casos de dependência transfusional.
  • Manejo: O tratamento varia de acordo com o risco de progressão, porém as medidas de suporte (como hemotransfusão) são importantes para todos os pacientes. Quando o risco é considerado baixo, o uso de fator estimulador da eritropoiese (eritropoietina) pode ser benéfico. Lenalidomida está indicada para pacientes altamente dependentes de transfusão. O imunomodulador é capaz de suprimir as células clonais, e esse efeito talvez possa mudar a história natural da doença: estudo de Pierre Fenaux et al demonstrou uma menor taxa de progressão para leucemia aguda nos participantes expostos à medicação, quando comparados ao grupo placebo. Os achados da publicação de Alan List et al corroboraram tal evidência: a sobrevida global mediana e o tempo para progressão de doença foram maiores entre os indivíduos que alcançaram independência transfusional.

Observações

Importante ressaltar que, apesar da del(5q) ser encontrada em aproximadamente de 20% dos casos de síndromes mielodisplásicas, apenas cerca de 5% são classificados como SMD com del(5q) isolada. No restante dos casos, são evidenciados excesso de blastos na medula óssea e/ou outras anormalidades citogenéticas, que impactam negativamente no prognóstico. Nessas situações, observam-se menor taxa de independência transfusional e maior risco de evolução para leucemia aguda, mesmo com o uso de lenalidomida.

Saiba mais: Covid-19 em imunossuprimidos — parte III: como a doença age em pacientes hematológicos?

Outros fatores que podem afetar a resposta ao tratamento com a droga incluem trombocitopenia ao diagnóstico e presença de mutação TP53. Esses pacientes, considerados como de alto risco, devem ser avaliados quanto à possibilidade de transplante alogênico de células-tronco hematopoiéticas.

Indivíduos que evoluem para leucemia mieloide aguda são manejados de acordo com o protocolo para leucemia, mas costumam apresentar resposta inferior ao tratamento quando comparados aos demais pacientes.

 

Referências bibliográficas:

  • List, Alan, Benjamin L. Ebert, and Pierre Fenaux. “A decade of progress in myelodysplastic syndrome with chromosome 5q deletion.” Leukemia. 2018;32(7):1493-1499.
  • Fenaux P, Giagounidis A, Selleslag D, Beyne-Rauzy O, Mufti G, Mittelman M, et al. A randomized phase 3 study of lenalidomide versus placebo in RBC transfusion dependent patients with Low-/Intermediate-1-risk myelodysplastic syndromes with del5q. Blood. 2011;118(14):3765–3776. doi: 10.1182/blood-2011-01-330126
  • List AF, Bennett JM, Sekeres MA, Skikne B, Fu T, Shammo JM, et al. Extended survival and reduced risk of AML progression in erythroid-responsive lenalidomide treated patients with lower-risk del(5q) MDS. Leukemia. 2014;28(5):1033-1040.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.