Síndrome Pós-Hospitalização

O Blog da PEBmed inaugura a sessão PEBmed convida. Uma vez por mês teremos convidados especiais escrevendo sobre temas relevantes em medicina. Hoje contamos com a presença ilustre dos professores da Universidade Federal Fluminense e Cardiologistas, Prof. Dr. Evandro Tinoco Mesquita e Prof. Dr. Antonio  José Lagoeiro Jorge. O tema é a Síndrome Pós-Hospitalização. O momento …

O Blog da PEBmed inaugura a sessão PEBmed convida. Uma vez por mês teremos convidados especiais escrevendo sobre temas relevantes em medicina. Hoje contamos com a presença ilustre dos professores da Universidade Federal Fluminense e Cardiologistas, Prof. Dr. Evandro Tinoco Mesquita e Prof. Dr. Antonio  José Lagoeiro Jorge. O tema é a Síndrome Pós-Hospitalização.


O momento da alta hospitalar promove um sentimento recíproco envolvendo paciente/família e a equipe hospitalar de grande satisfação e que pode ser seguido de uma sensação de  frustração e impotência  devido a necessidade de uma reinternação nos próximos 30 dias. Nas duas últimas décadas o fenômeno de re-hospitalização vem sendo estudado e é hoje considerado um marcador de qualidade hospitalar.

Recentemente o sistema de saúde norte-americano iniciou um processo de penalização envolvendo os hospitais que apresentam elevadas taxas de re-hospitalização em até 30 dias. A re-hospitalização é consequência de mecanismos diversos e várias estratégias tem sido implementadas no sentido de identificar suas causas e por conseguinte tornar a transição hospital casa mais segura.

Essas estratégias são direcionadas para melhoria do autocuidado do paciente com foco na identificação dos sinais precoces de descompensação e da melhor aderência ao tratamento. Uma nova visão sobre o problema da vulnerabilidade do paciente pós alta hospitalar foi identificado por Krumholz que descreveu uma nova entidade clínica denominada Síndrome de pós-hospitalização que é definida como resultante da ação de diferentes  estressores que se manifestam durante a internação do paciente, colocando-o em um estado de vulnerabilidade e apresenta múltiplas intercorrências que tem um profundo impacto após a alta hospitalar, promovendo readmissões e consequente custo adicional ao sistema de saúde.

O hospital é uma estrutura com uma engrenagem complexa que causa diferentes tipos de estressores relacionados ao ambiente como  luminosidade, ruído dos equipamentos, temperatura e risco de infecção; aos procedimentos invasivos como punção venosa; imobilização, jejum prolongado; ao estado emocional como fatores psíquicos e espirituais. Esses estressores geram uma maior taxa de eventos cardiovasculares e cerebrovasculares, além de agravar déficits cognitivos e  motores e contribuírem para múltiplas vulnerabilidades que se instalam durante a hospitalização.

Os pacientes idosos e, particularmente, os muito idosos (acima de 80 anos) são indivíduos mais vulneráveis para a Síndrome de Pós-Hospitalização e, portanto, devemos, desde sua chegada ao hospital, desenvolver uma atenção voltada aos riscos de delirium, desnutrição (jejum prolongado), hipovolemia (desidratação), agravamento da sua sarcopenia (imobilidade) e isolamento social.

Os médicos hospitalistas, a equipe multidisciplinar e os gestores tem um importante papel de liderar ações de melhoria contínua do cuidado assistencial e identificar estratégias que possam promover a segurança do paciente e reduzir os impactos da hospitalização, entre eles o reconhecimento da síndrome de pós-hospitalização. A necessidade de estudar os efeitos dos estressores hospitalares e das medidas de transição hospital-casa também contribuem na redução de fontes de potenciais desperdícios que hoje impactam o sistema público e privado de saúde em todo o mundo.

Evandro Tinoco Mesquita

Professor de Cardiologia da Universidade Federal Fluminense; Diretor Médico do Pró Cardíaco RJ.

Antonio José Lagoeiro Jorge.

Professor da Pós Graduação em Ciências Cardiovasculares da Universidade Federal Fluminense.

——-

Referências

  1. Krumholz HM. Post-hospital syndrome–an acquired, transient condition of generalized risk. N Engl J Med. 2013;368:100-2.
  2. Krumholz HM DK, Hsieh AF, Lin Z, Bueno H, et al. Diagnoses and timing of 30-day readmissions after hospitalization for heart failure, acute myocardial infarction, or pneumonia. JAMA. 2013;309:355-63.

 

 

 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades