Sinusite: duração da antibioticoterapia é longa demais?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minuto.

Sinusite bacteriana é uma das condições mais comumente tratadas com antibióticos. A duração da antibioticoterapia varia entre as diretrizes nacionais e internacionais e, de acordo com um novo estudo publicado no JAMA Internal Medicine, esse tempo é, na maioria dos casos, longo demais.

Em geral, as diretrizes para tratamento da sinusite bacteriana focam na questão de prescrever ou não antibióticos e qual é o fármaco mais eficaz. Em relação ao tempo de tratamento, ainda não há um consenso. A Infectious Diseases Society of America (IDSA) recomenda de 5 a 7 dias, enquanto a Sociedade Brasileira de Rinologia indica de 7 a 14 dias de antimicrobianos.

Para esse estudo de duração de tempo, pesquisadores analisaram quase 4 milhões de consultas em 2016, nas quais antibióticos foram prescritos para sinusite bacteriana. A duração mediana das prescrições foi de 10 dias; 69,6% foram para 10 dias ou mais. Após a exclusão da azitromicina, essa proporção subiu para 91,5%. Como o guideline americano da IDSA recomenda até, no máximo, 7 dias, essa duração foi considerada inadequada.

Para os autores, identificar o tempo ideal para tratamento da sinusite bacteriana é fundamental para o melhor desfecho do paciente e para diminuir o risco de resistência aos antibióticos.

A maneira mais eficaz para tratar sinusite

Referências:

  • King LM, Sanchez GV, Bartoces M, Hicks LA, Fleming-Dutra KE. Antibiotic Therapy Duration in US Adults With Sinusitis. JAMA Intern Med. Published online March 26, 2018. doi:10.1001/jamainternmed.2018.0407
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar