Qual a melhor técnica para cirurgia bariátrica? Sleeve ou Bypass Gástrico?

A tradição cirúrgica diz que, se existem múltiplas opções técnicas para um mesmo problema, não há superioridade incontestável entre elas.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A cirurgia bariátrica apresenta múltiplas técnicas cirúrgicas. Dentro estas técnicas, o Bypass gástrico se destacava desde a década de 80 como a técnica preferencial, desbancando as preferidas pré-bypass: a Gastroplastia vertical com banda e a banda gástrica ajustável.

Também se tornou o padrão outro durante toda a década de 90, apresentando o melhor desfecho metabólico, seguindo parâmetros de glicemia, hemoglobina glicada, pressão arterial, e perda ponderal. No entanto, eis que surge nova técnica: a gastrectomia vertical (em manga ou Sleeve), que, por ser um procedimento mais simples, consistindo em secção gástrica vertical, adicionou velocidade e segurança ao procedimento, e eliminou a necessidade de anastomose, se tornando, desde então, a preferência em todo o mundo, com exceção da América Latina que ainda prefere o bypass.

Embora diferente do restante do mundo, isso não significa que não estejamos atualizados e adequados ao dito padrão-ouro. Na verdade, a opção pelo bypass se deve a suas características, vantagens e desvantagens. Conforme pontuamos a seguir:

Indicações e cuidados em Cirurgia Bariátrica: conduta médica em Cirurgia

cirurgia

Bypass

● Melhor perda ponderal e melhor desfecho metabólico
● Porém maior morbimortalidade, maior tempo operatório e maior disabsorção
● Necessidade de anastomose

Sleeve

● Perda ponderal e desfecho metabólico satisfatórios, porém abaixo do bypass
● Menor morbimortalidade
● Aumento de incidência ou piora de Refluxo Gastroesofágico pré-existente

Complicações também ocorrem: como estenose da anastomose e hérnia interna no Bypass; e torção ou estenose de tubo gástrico no Sleeve; não se tratando, no entanto, de um item favorável a algum dos procedimentos.

A escolha da técnica adequada, portanto, deve ser individualizada caso-a-caso e não padronizada.  Entender das características dos procedimento não é exclusivamente importante para o cirurgião, como também para os clínicos, que encaram o retorno destes pacientes em pós-operatório com complicações e intercorrências referentes a morbidade que estes procedimentos agregam, bem como numa necessidade crescente de entender os aspectos radiológicos e endoscópicos de pacientes submetidos a estes procedimentos.

É médico e também quer ser colunista da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Referências:

  • Bray GA et al. The Science of Obesity Management: An Endocrine Society Scientific Statement. Endocr Rev. 2018 Apr 1;39(2):79-132.
  • Kumar SB et al. Is laparoscopic sleeve gastrectomy safer than laparoscopic gastric bypass? a comparison of 30-day complications using the MBSAQIP data registry. Surg Obes Relat Dis. 2018 Mar;14(3):264-269.
  • Lager CJ et al. Roux-En-Y Gastric Bypass Vs. Sleeve Gastrectomy: Balancing the Risks of Surgery with the Benefits of Weight Loss. Obes Surg. 2017 Jan;27(1):154-161.
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão

Especialidades