Sobrecarga de volume em pacientes pediátricos com SDRA leva a aumento dos desfechos desfavoráveis?

Em pacientes com SDRA pediátrico, a sobrecarga hídrica está associada a maior tempo de ventilação mecânica e aumento na mortalidade.

A sobrecarga hídrica é uma situação comum em pacientes pediátricos graves e tem sido assunto de muita discussão na literatura. Vários estudos têm demonstrado que a sobrecarga de volume nesses pacientes está associada a desfechos desfavoráveis, com aumento da morbimortalidade nessa população. Em pacientes com síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA) pediátrico, a sobrecarga hídrica está associada a maior tempo de ventilação mecânica e aumento na mortalidade. Nesses pacientes, uma sobrecarga hídrica cumulativa maior ou igual a 5% em 24 horas também tem sido associada a insuficiência renal aguda.

Leia também: Qual nível de sedação ideal em pacientes com SDRA recebendo bloqueador neuromuscular?

A maioria dos estudos em pacientes com SDRA pediátrico avalia a sobrecarga hídrica na fase aguda, ou seja, até 7 dias. Porém, um estudo publicado na revista Pediatric pulmonoly avaliou dados clínicos e hídricos em pacientes com SDRA pediátrica por 14 dias, levando a um melhor entendimento sobre a atuação da sobrecarga de volume nesses pacientes.

A sobrecarga de volume em pacientes pediátricos com SDRA leva a um aumento dos desfechos desfavoráveis

Metodologia da análise

O estudo, de caráter retrospectivo observacional, avaliou prontuários de 165 pacientes hospitalizados com SDRA pediátrica num hospital terciário em Singapura, no período de fevereiro de 2009 a outubro de 2015. Foram coletados dados relativos a informações clínicas, como informações basais dos pacientes, dados da SDRA pediátrica no diagnóstico, suporte ventilatório, tratamento auxiliares, como utilização de óxido nítrico e posição prona, dados relacionados ao balanço hídrico diário e avaliação da função renal. O desfecho primário avaliado foi a mortalidade na UTI pediátrica (UTIP) e os desfechos secundários foram os dias livres de ventilação e os dias livres de UTIP (em 28 dias).

O artigo realizou análises a partir do pico cumulativo de sobrecarga de volume e da taxa do pico cumulativo de sobrecarga de volume. O pico cumulativo de sobrecarga de volume foi definido como o maior balanço hídrico cumulativo alcançado pelo paciente durante o período de estudo. Já a taxa de pico cumulativo de sobrecarga de volume foi definida como o pico cumulativo de sobrecarga de volume dividido pelo número de dias que o paciente levou para alcançar esse máximo (por exemplo, se o paciente apresentou um pico cumulativo de sobrecarga de volume de 40% no dia 10, ele apresentou uma taxa de pico cumulativo de sobrecarga de volume de 4% por dia).

Saiba mais: Hemodinâmica: A importância da água extravascular pulmonar no manejo de pacientes com SDRA

Os resultados do estudo sugerem que a taxa de pico cumulativo de sobrecarga de volume esteve independentemente associada com a mortalidade, enquanto o pico cumulativo de sobrecarga de volume esteve independentemente associado com redução dos dias livres de ventilação e da UTIP, mesmo quando controlados por fatores como a gravidade do paciente ou da SDRA. Ou seja, a sobrecarga hídrica, mesmo em períodos além do período inicial da SDRA pediátrica, está associada a piores desfechos nesses pacientes.

O estudo também observou que 38,8% dos pacientes envolvidos evoluiu com insuficiência renal aguda e esses apresentaram maiores índices de sobrecarga de volume dentro da amostra, além de aumento da mortalidade e redução dos dias livres de ventilação e de UTIP.

Conclusão

Dessa forma, esse estudo contribui para somar à literatura com relação às evidências sobre a piora do prognóstico em pacientes com sobrecarga de volume. Os profissionais envolvidos nos cuidados de pacientes pediátricos graves devem, portanto, avaliar diariamente o balanço hídrico desses pacientes e tentar minimizar a sobrecarga de volume. A avaliação continuada da função renal e prevenção da insuficiência renal aguda também são fundamentais para prevenção de desfechos ruins e piora da sobrecarga hídrica.

Referências bibliográficas:

  • Leow EH, et al. Fluid overload in children with pediatric acute respiratory distress syndrome: A retrospective cohort study. Pediatric pulmonology, 2021. doi: org/10.1002/ppul.25720.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.