Sociedade Americana de Dor é forçada a encerrar atividades após acusações

A American Pain Society (Sociedade Americana de Dor) foi forçada a encerrar devido a acusações de conluio com a indústria farmacêutica.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

As overdoses relacionadas com opioides nos EUA acarretaram um saldo de mais de 47.000 mortes em 2017. Dessas, 36% incluíam drogas que tinham sido administradas com receita médica. Essa crise tem gerado um alerta e diversas campanhas de prevenção. Além disso, uma notícia impactante foi divulgada nas últimas semanas: a American Pain Society (Sociedade Americana de Dor) foi forçada a encerrar devido a acusações de conluio com a indústria farmacêutica.

Em matéria publicada no The Lancet, o término da sociedade foi justificado por acusações de ter corrompido seu papel como organização médica independente. Foi divulgado que ela ajudou a impulsionar as vendas de analgésicos narcóticos em nome de grandes empresas farmacêuticas, como a Purdue Pharma, de quem a sociedade recebeu quase US $ 1 milhão. O artigo reconheceu que, apesar da polêmica, a American Pain Society contribuiu indubitavelmente com a pesquisa e tratamento da dor. Especialmente para pacientes com câncer, que apresentam dor crônica.

Saiba mais:  Instrumentos para identificação da dor em pacientes não comunicantes

Nos anos 80, a sociedade já iniciava uma defesa cautelosa aos opioides. Em 1996, emitiu uma influente declaração alegando que os opioides eram seguros e eficazes para o tratamento da dor crônica, e que o risco de dependência era baixo. Também foram eles que estabeleceram a dor como um “quinto sinal vital”, o que faz com que os médicos priorizem o tratamento da dor.

Em seu site, a American Pain Society falou sobre o processo de falência e destacou as contribuições que fizeram nas pesquisas de dor nos últimos 40 anos. Ressaltaram o apoio as carreiras de jovens cientistas e médicos interessados ​​em melhorar a gestão da dor. Afirmaram também que fizeram isso por meio de abordagens multidisciplinares baseadas em evidências, financiando bolsas para 50 profissionais em início de carreira. E que, coletivamente, publicaram mais de 1.000 artigos e receberam 96 doações no total de quase US $ 105 milhões.

A empresa farmacêutica Purdue Pharma também não saiu ilesa neste contexto de crise americana dos opioides. Aceitou pagar US$ 270 milhões ao estado de Oklahoma em um dos mais de 1.600 processos que responde por sua suposta responsabilidade em agravar a crise dos opioides nos Estados Unidos, segundo informaram meios de comunicação locais.

 

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades