Sofosbuvir, medicamento para Hepatite C, pode combater Febre Amarela

Testes da Fiocruz indicam que o sofosbuvir, fármaco utilizado no tratamento da Hepatite C, pode combater também o vírus da Febre Amarela.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Testes realizados por pesquisadores da Fiocruz indicam que o sofosbuvir, fármaco utilizado no tratamento da Hepatite C, pode combater também o vírus da Febre Amarela. Hospitais, clínicas e centros de pesquisa do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo já iniciaram o uso compassivo do medicamento.

Em 2017, um estudo liderado pela mesma equipe da Fiocruz demonstrou que o sofosbuvir possui ação contra o vírus da Zika, ao inibir a replicação viral e proteger as células da infecção. Outra pesquisa realizada no Canadá identificou eficácia do antiviral também na Dengue. Os vírus da Hepatite C, Dengue, Zika e Febre Amarela, são da mesma família Flaviviridae, o que pode explicar essa relação.

Os testes mais recentes, realizados para o combate da Febre Amarela, foram feitos em camundongos, mas por causa da consistência nos achados e iminente epidemia, o fármaco recebeu autorização da Anvisa para ser experimentado em humanos em estado grave, sem outra opção de tratamento, começando pelas regiões mais afetadas.

Outras alternativas

Pesquisadores do Instituto Butantan, do Instituto de Ciências Biomédicas da USP e da Fundação Oswaldo Cruz realizaram uma análise de substâncias já disponíveis comercialmente para encontrar aquelas que também podem combater a Febre Amarela. No total, 1.280 princípios ativos foram analisados e 88 deles conseguiram reduzir a infecção em 50% ou mais; além disso, dois mostraram eficácia contra a dengue. Os autores do estudo estão agora em busca de parcerias com as indústrias farmacêuticas.

Leia também: ‘Abordagem ao paciente com febre e mialgia’

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades