Leia mais:
Leia mais:
PEBMED e HA: O uso da inteligência artificial no diagnóstico de Alzheimer [podcast]
FDA altera indicação de tratamento para Alzheimer nos Estados Unidos
Pesquisas sobre demência conseguiram avançar em 2020?
Combinação de atividades saudáveis reduz risco de demência de Alzheimer; veja quais
Período pós-menopausa pode estar relacionado a maior risco de Alzheimer?

Solidão pode desempenhar papel causador na doença de Alzheimer

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Adultos mais velhos com níveis elevados de amilóide cerebral são mais propensos a relatar sentimentos de isolamento, independente de suas circunstâncias sociais. Este fato ressalta o papel potencial da solidão no Alzheimer pré-clínico, um novo estudo indica.

500x120-rosa

Para o estudo, foram recrutados 79 indivíduos cognitivamente normais. A idade média dos participantes foi de 76,4 anos. Um total de 22 (28%) testou positivo para apolipoproteína E ɛ4 (APOEε4), fator de risco genético para Alzheimer; 25 (32%) tinham carga amiloide cerebral elevada, determinada pela tomografia por emissão de pósitrons (PiB-PET).

Os auto-relatos de solidão foram avaliados usando a Escala de Solidão da UCLA de três itens, que pergunta:

– Com que frequência você sente falta de companhia?
– Com que frequência você se sente excluído?
– Quantas vezes você se sente isolado de outros?

As respostas foram dadas em uma escala de quatro pontos: 1 – nunca; 2 – raramente; 3 – às vezes; 4 – muitas vezes. As pontuações totais possíveis variavam de 3 a 12, com maior pontuação indicando maior solidão. O escore médio de solidão entre os participantes foi de 5,3.

Após o ajuste para as variáveis, os participantes com uma carga amiloide mais elevada apresentaram uma probabilidade 7,5 vezes maior de serem classificados como solitários ([OR] 7,5; 95% [IC] 1,7 – 34,0; P = 0,01). A ligação entre a carga amiloide elevada e a solidão também foi significativamente mais forte nos portadores de APOEε4.

Veja também: ‘Um possível novo tratamento para o Alzheimer’

Os resultados são consistentes com as hipóteses relativas aos efeitos da autopercepção no Alzheimer pré-clínico, levantadas pelos pesquisadores. Para eles, é possível que as alterações cerebrais precoces devido ao Alzheimer possam estar associadas à mudanças sutis na percepção social, que poderiam predispor sentimentos de solidão.

Pesquisas anteriores ligaram experiências sociais, incluindo a solidão, com vários resultados adversos, como depressão, declínio cognitivo e mortalidade precoce em idosos. À luz desta pesquisa, os autores especulam que a experiência de solidão pode desempenhar um papel causador na doença de Alzheimer.

Agora, os pesquisadores planejam estudos longitudinais adicionais para avaliar se APOE4 influencia as associações unidirecionais e/ou bidirecionais da carga amiloide e da solidão ao longo do tempo. Até que mais se saiba, os resultados sugerem, pelo menos, que os médicos não devem descartar relatos de solidão, particularmente quando outros sintomas, como mudanças de humor, estão presentes.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

250-BANNER3

Referências:

  • JAMA Psychiatry. Published online November 2, 2016. doi:10.1001/jamapsychiatry.2016.2657
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar