Vivências como enfermeiros por Camila Tenuto e Juan Carlos [Jornadas de Enfermagem]

Essa é uma dúvida comum de todos os recém formados independente da área. Na enfermagem essa dúvida é ainda maior.

Essa é uma dúvida comum de todos os recém formados independente da sua área. Na enfermagem essa dúvida é ainda maior por se tratar de um dos poucos cursos em que você se forma e deve estar preparado para liderar uma equipe no primeiro dia de trabalho. 

Para nós, enfermeiros Juan e Camila, não foi diferente. 

A nossa história é mais ou menos assim… 

Há exatos 10 anos, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) diplomava o enfermeiro Juan que já trabalhava como técnico de enfermagem em um CTI pediátrico e tinha certeza que queria ser um bom enfermeiro pediatra. Enquanto a Universidade Federal Fluminense (UFF) formava a enfermeira Camila, apaixonada por bebês e sonhava trabalhar com neonatologia. 

Em comum, compartilhávamos o sentimento de cursar a residência para posteriormente trabalharem nas respectivas áreas de desejo. Realizamos o processo seletivo e fomos aprovados na residência do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/FIOCRUZ), onde nos conhecemos e nos tornamos amigos. 

A residência, além do título e experiência inicialmente desejados, tornou-se um ambiente de network, onde o nosso desempenho era observado pelos preceptores e membros da equipe multiprofissional e foi assim que,  ao término da residência, ambos já tinham algumas propostas de trabalho interessantes. 

O Juan saiu da residência aprovado em concurso público de um hospital universitário, sempre trabalhou em pediatria e chegou a exercer cargo de supervisão geral em uma das unidades onde trabalhou. 

A Camila, inicialmente trabalhou na UTI Neonatal do IFF/FIOCRUZ e em seguida foi aprovada em um concurso público do município do Rio de Janeiro. Passou a atuar em Unidade de Pronto Atendimento e teve a oportunidade de experienciar o cuidado à criança e ao adulto, o que foi fundamental para descobrir uma segunda vocação que é a terapia intensiva adulto. 

Os anos passaram, hoje atuamos no mesmo hospital, somos colegas de trabalho e possuímos a mesma função: enfermeiro rotina. O Juan do CTI pediátrico e a Camila do CTI adulto. 

 Além da experiência hospitalar, somos conteudistas do Nursebook e colunistas do Portal PEBMED. E na vida acadêmica, o Juan já cursou o mestrado e a Camila está em processo de finalização. 

Apesar de experiências profissionais um pouco distintas, o que carregam em comum? O espírito empreendedor na profissão. Empreender é construir uma carreira sólida, se preparar para ocupar espaços vazios, ser lembrado por ser mais do que um bom profissional e diferenciado.  

A dica que temos para vocês que estão começando, assim como nós há dez anos, é a de que definam com clareza seus objetivos profissionais. A resiliência e a capacidade de identificar oportunidades de crescimento devem estar presentes e são fundamentais para uma carreira de sucesso. 

Por fim, destacamos que a carreira de sucesso não é mensurada em ganhos salariais, número de seguidores nas redes sociais ou em publicações científicas, mas sim medida nos objetivos traçados e alcançados por cada um.

Autores:

  • Juan Carlos Silva Araujo. Enfermeiro (EEAN/UFRJ) •Especialista em pediatria (IFF/FIOCRUZ) • Especialista em preceptoria no SUS (IEP/HSL) • Mestre em enfermagem (EEAN/UFRJ) • Enfermeiro da UTI pediátrica do HUPE/UERJ e do IPPMG/UFRJ • Docente do curso de graduação em enfermagem das Faculdades São José.
  • Camila Tenuto. Enfermeira (EEAAC/UFF) • Especialista em Terapia Intensiva Neonatal (IFF/FIOCRUZ) • Especialista em Terapia Intensiva (UNYLEYA) • Discente do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde (EEAAC/UFF) • Enfermeira rotina do CTI Geral (HUPE/UERJ)

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.