Suplementação com biotina (vitamina B7) pode gerar falso negativo para troponina

A FDA emitiu um documento alertando que a suplementação com biotina pode falsear resultados laboratoriais, incluindo falso negativo para troponina.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minuto.

Essa semana, a Food and Drug Administration (FDA), agência americana para regulação de medicamentos, emitiu um documento alertando que a suplementação com biotina pode falsear resultados laboratoriais, incluindo falso negativo para troponina. Esse risco já havia sido relatado em 2016 pelo NEJM.

A biotina, também conhecida como vitamina B7, é uma vitamina solúvel em água frequentemente encontrada em vitaminas pré-natais e suplementos comercializados para o crescimento do cabelo, da pele e das unhas. Esses suplementos podem conter até 650 vezes a dose diária recomendada de 0.03 mg.

Segundo informações da FDA, a biotina no sangue ou em outras amostras retiradas de pacientes que estão ingerindo níveis elevados de biotina podem interferir nos resultados de exames laboratorias. A agência reportou um aumento no número de eventos adversos relacionados esse ano, incluindo uma morte devido a um falso negativo para troponina por interferência da biotina.

Recomendações da FDA para médicos

Junto com o alerta, a FDA emitiu também algumas recomendações para os médicos. São elas:

1) Fale com seus pacientes sobre os suplementos de biotina que eles podem estar tomando, incluindo aqueles comercializados para o cabelo, pele e crescimento das unhas.
2) Esteja ciente de que muitos testes de laboratório, incluindo exames de diagnóstico cardiovascular e hormonais, que utilizam tecnologia de biotina são potencialmente afetados e resultados incorretos podem ser gerados com a presença de biotina na amostra do paciente.
3) Comunique-se com laboratório que realiza o exame se seu paciente estiver tomando biotina.
4) Se um resultado não coincide com a apresentação clínica de seu paciente, considere a interferência de biotina como uma possível fonte de erro.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades