Suplementação de O2 por longa duração reduz mortalidade em DPOC?

O uso de oxigênio suplementar intra ou extra hospitalar faz parte do cotidiano de diversos pacientes com doenças pulmonares hipoxêmicas.

O uso de oxigênio suplementar intra ou extra hospitalar faz parte do cotidiano de diversos pacientes com doenças pulmonares hipoxêmicas. Os altos custos desta prescrição inadequada, as consequências do uso prologando, além do incomodo causado, são fatores associados à análise do real impacto desta suplementação para todos os pacientes com dessaturação.

500x120-usuarios

Um estudo randomizado, publicado na última semana no New England Journal of Medicine (NEJM), apontou que a suplementação de oxigênio por longa duração não reduz mortalidade ou hospitalização em pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) estável e moderada dessaturação, seja em repouso ou induzida por atividade física.

Aproximadamente 750 pacientes foram randomizados para receberem ou não suplementação de oxigênio de longa duração, sendo o tempo médio nos pacientes com longa duração de 13h de oxigênio vs. 1.8h nos com não longa duração.

No grupo de intervenção, os pacientes que apresentavam dessaturação em repouso (SpO2 89-93%) receberam suplementação prescrita de oxigênio por 24 horas, enquanto aqueles com dessaturação induzida por atividade física receberam oxigênio durante o exercício ou durante o sono.

Os pacientes foram acompanhados por 18 meses, e os dois grupos não se diferenciaram por taxa de mortalidade ou primeira hospitalização por qualquer motivo. Além disso, não houve diferença em qualidade de vida, ansiedade, depressão, função pulmonar ou distância percorrida. Estes achados foram extrapolados para os subgrupos nos quais variaram o tipo de suplementação de oxigênio prescrita, sexo, fumantes ou não, entre outros.

O uso de suplementação de oxigênio como modificador de prognóstico para pacientes com DPOC e hipoxemia grave crônica (> 3 semanas SpO2 < 88%) está bem estabelecido. Entretanto, a análise do benefício em suplementar oxigênio por longa duração para pacientes com DPOC e hipoxemia crônica leve a moderada sempre havia causado dúvida na comunidade científica.

Ainda há outros estudos, em situações distintas, a serem realizados com o grupo DPOC e hipoxemia leve a moderada. Entretanto, por hora, a suplementação de oxigênio por longa duração não deve ser prescrita rotineiramente nestes pacientes.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

250x250-1

Referências:

  • https://www.jwatch.org/fw112194/2016/10/27/supplemental-oxygen-shows-no-mortality-benefit-stable?query=pfw&jwd=000020039906&jspc=IM

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades