Suplementação de ômega 3 no primeiro trimestre e associação com o crescimento fetal

As principais fontes dietéticas de ômega-3, particularmente ácido docosaexaenoico e ácido eicosapentaenoico, são os frutos do mar e peixes.

As principais fontes dietéticas de ácidos graxos polinsaturados ômega-3 (PUFA), particularmente ácido docosaexaenoico (DHA) e ácido eicosapentaenoico (EPA), são os frutos do mar e peixes. O consumo desses alimentos na população de forma geral é baixo, não permitindo que seja atingido os níveis de ingestão necessário em diversas populações. 

Assim, como alternativa para um consumo adequado de PUFA, faz-se necessário o uso de suplementos orais. Com as gestantes não é diferente e muitas delas são orientadas a realizar a suplementação. A literatura médica tem demonstrado que a suplementação de DHA/EPA durante a gestação está associada a gestações mais prolongadas e com menor risco de baixo peso ao nascer. Entretanto, não há muitos estudos sobre essa suplementação e o crescimento fetal, especialmente seu seguimento longitudinal ao longo da gestação. 

O estudo apresentado nesse texto objetivou investigar a associação da ingesta de DHA/EPA no primeiro trimestre da gestação e a trajetória longitudinal das medidas biométricas ultrassonográficas durante a gestação. 

ômega-3

Métodos 

Esse trabalho foi uma análise de um estudo de coorte americano de 2.802 mulheres em 12 centros de saúde norte-americanos, chamado Eunice Kennedy Shriver National Institute of Child Health and Human Development 148 (NICHD) Fetal Growth Studies – Singletons (2009-2013) 

Essas mulheres eram recrutadas no primeiro trimestre, momento em que se realizava entrevista sob vários aspectos, inclusive aspectos nutricionais e alimentares. Foram incluídas nessa análise 1535 participantes. 

O desfecho primário do estudo foi a trajetória longitudinal do crescimento fetal, analisado em cada consulta de seguimento, entre 16-22, 24-29, 30-33, 34-37 e 38-41 semanas de gestação.

Resultados 

Das 1535 participantes, 143 (9%) referiram fazer uso de suplementos DHA/EPA no primeiro trimestre e 44 (3%) não consumiam nenhuma fonte desses ácidos graxos (alimentação e/ou suplemento). O consumo médio desses nutrientes pela polução do estudo foi de 0,17 g/dia. 

No geral, a suplementação de DHA/EPA no primeiro trimestre foi associada a diferenças significativas nas trajetórias de crescimento fetal durante a gravidez. O peso fetal estimado (PFE) foi maior entre as mulheres com suplementação de DHA/EPA em comparação com aquelas sem suplementos (p=0,028 global) com diferenças semanais significativas na mediana do PFE, com diferença mais aparente entre 38 a 41 semanas de gestação (diferença na mediana do PFE nas 40 semanas = 114 gramas). Diferenças nas trajetórias do crescimento fetal para circunferência abdominal (CA) (p=0,003), craniana (CC) (p=0,003) e a razão CC/CA (p=0,0004) também foram identificados pelo status da suplementação. Nas avaliações semanais, o uso de suplemento de DHA/EPA foi associado a CA e CC maiores e a razão CC/CA menor no segundo e terceiros trimestres de gravidez. Não houve diferenças em relação a biometria do fêmur e úmero.  

A associação da suplementação de DHA/EPA com mudanças na trajetória do crescimento fetal apareceu a partir de 19 semanas. E apesar de fetos frutos de gestações onde foi suplementado esses nutrientes serem maiores, não houve diferença em fetos grandes ou pequenos para idade gestacional quando comparado com a não suplementação.

Leia também: Restrição de crescimento fetal intra útero: revisitando

Conclusão 

A suplementação de ácidos graxos ômega-3 (DHA/EPA) no primeiro trimestre gestacional parece estar associado a um maior peso fetal estimado e pode se colocar como alternativa para populações onde a ingesta desses nutrientes através da dieta é abaixo do recomendado. 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • The association between first trimester omega-3 fatty acid supplementation and fetal growth trajectories Yassaman Vafai,Edwina Yeung,Anindya Roy,Dian He,Mengying Li,Stefanie N. Hinkle,William A. Grobman,Roger Newman,Jessica L. Gleason,Fasil Tekola-Ayele,Cuilin Zhang,Katherine L. Grantz American Journal of Obstetrics and Gynecology. 2022. doi: https://doi.or/10.1016/j.ajog.2022.08.007