Suplementação de ômega-3 pode retardar o envelhecimento acelerado relacionado ao estresse 

Vários estudos foram realizados e evidenciou-se que a suplementação diária com ômega 3 estaria relacionado a diminuição das telomerases.

Vários estudos foram realizados e evidenciou-se que a suplementação diária com ômega-3 estaria relacionado a diminuição das telomerases, dos índices de cortisol e dos processos inflamatórios, principalmente diante de situações de estresse. O mecanismo exato como esse suplemento age diminuindo a inflamação e amenizando as reações simpáticas e cardiovasculares a situações de estresse é ainda indefinido. 

Leia também: Medicamento que retarda o envelhecimento entra em fase de testes em humanos

Estudo recente

Um estudo controle randomizado realizado com 138 pacientes de meia idade, sedentários e acima do peso, sendo a maioria mulheres, mostrou o impacto da suplementação com ômega-3 nessa população. Os pacientes foram divididos em 3 grupos e receberam diariamente 2,5 g/d de ômega 3 , 1,25 g/d de ômega-3 e placebo por 4 meses. Antes e depois do estudo os pacientes foram submetidos ao Trier Social Stress Test. Amostras de saliva e sangue foram colhidas antes e repetidamente após os fatores estressantes a fim de mensurar os níveis de cortisol salivar, da telomerase nos linfócitos sanguíneos e dos agentes anti-inflamatórios como interleucina-10 (IL-10) e citocinas pró inflamatórias como a interleucina-6 (IL-6), interleucina-12 (IL-12) e fator de necrose tumoral. 

Achados

Como resultado desse estudo houve uma diminuição significativa da reatividade ao estresse da telomerase e da inlerleucina 10 em ambos os grupos que receberam suplementação em contraste com o grupo placebo, numa incidência de 24%-26%. Também foi visto que o ômega-3 diminuiu os níveis de cortisol e interleucina-6 de uma forma geral em relação a fatores estressantes. No grupo que recebeu maior dosagem de ômega-3 (2 g/d) houve uma diminuição de 19% em relação ao cortisol e de 33% em relação a IL-6, comparando ao grupo placebo. 

Concluindo, a suplementação com ômega-3 pode retardar o envelhecimento celular assim como diminuir a depressão pela ação, de uma forma geral, na inflamação e nos níveis de cortisol diante de situações de estresse, além de aumentar os mecanismos de recuperação celular. 

Referências bibliográficas: 

  • Madison AA, et al. Omega-3 supplementation and stress reactivity of cellular aging biomarkers: an ancillary substudy of a randomized, controlled trial in midlife adults. Molecular Psychiatry. 2021 Abril. doi: 10.1038/s41380-021-01077-2

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.