Página Principal > Ortopedia > SUS passa a oferecer novo medicamento oral para artrite reumatoide

SUS passa a oferecer novo medicamento oral para artrite reumatoide

Uma boa notícia para os pacientes que sofrem com artrite reumatoide! Na última quinta-feira, dia 02, o Sistema Único de Saúde (SUS) incorporou à lista de produtos distribuídos um novo medicamento oral para tratamento da doença, o citrato de tofacitinibe (Xeljanz). O SUS tem até 180 dias para disponibilizar o medicamento em todo o país.

O tofacitinibe é o primeiro medicamento com administração oral para o tratamento da artrite reumatoide incorporado à lista do SUS de remédios disponibilizados para a população.

A indicação é direcionada a pacientes adultos com artrite reumatoide ativa, moderada a grave, com resposta inadequada a um ou mais medicamentos modificadores do curso da doença. A estimativa é de que, pelo menos, 30% dos doentes estejam nessa condição.

A administração por via oral tem o objetivo de trazer maior comodidade posológica, possibilitando maior adesão ao tratamento.

Dentre os outros medicamentos disponibilizados pelo SUS para tratamento da artrite reumatoide, destacam-se: adalimumabe, cerolizumabe pegol, etanercepte, infliximabe, golimumabe, abataecepte, rituximabe e o tocilizumabe.

Referências:

  • https://portalsaude.saude.gov.br/index.php/cidadao/principal/agencia-saude/27542-sus-incorpora-medicamento-para-artrite-reumatoide

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.