Suturas, anemia, sepse grave e mais no TOP 5 conteúdos do Whitebook de 2017

Toda semana, trazemos para você um conteúdo compartilhado do Whitebook, com o objetivo de te manter atualizado sobre as melhores práticas clínicas.

Toda semana, trazemos para você um conteúdo compartilhado do Whitebook Clinical Decision, nosso aplicativo #1 de condutas médicas, com o objetivo de te manter atualizado sobre as melhores práticas clínicas. Como parte da nossa retrospectiva, apresentamos os cinco conteúdos mais acessados de 2017!

1. 11 tipos de sutura que todo médico deve conhecer

As suturas são a melhor forma de realizar o fechamento adequado de ferimentos e permitir a aproximação ideal dos bordos. A escolha do fio baseia-se no local do ferimento, extensão e área de exposição. Veja aqui os 11 principais tipos de sutura na prática médica.

2. Você sabe identificar a síndrome de brugada?

Síndroma de Brugada é causa mais comum de morte súbita (12% dos casos) em indivíduos sem alterações cardíacas estruturais. É uma arritmia hereditária provocada por uma mutação no gene SCN5A, que leva a uma alteração estrutural dos canais de sódio cardíacos. Mais comum em adultos jovens do sexo masculino, e de origem asiática. Pode provocar morte súbita (através de taquicardia ventricular polimórfica), principalmente em indivíduos em repouso ou durante o sono. Veja aqui como identificar a síndrome.

3. Abordagem terapêutica na sepse grave: o que você precisa saber

No diagnóstico inicial de sepse grave, deve-se administrar 30 ml/kg de cristaloide. A seguir, reavalie o paciente continuamente quanto à necessidade de novo bolus frente à perfusão hemodinâmica. Veja aqui tudo que você precisa saber sobre o tema!

4. Você sabe mesmo diagnosticar a anemia?

Em adultos, é muito comum a presença de várias causas de anemia num mesmo paciente, principalmente em pacientes hospitalizados e idosos. Portanto, muito cuidado com os algoritmos diagnósticos de anemia e sempre tenha em mãos a maior quantidade possível de informações antes de fechar o diagnóstico. Saiba tudo aqui.

5. Anafilaxia: causas e apresentação clínica

A anemia apresenta-se com manifestações isoladas ou em combinação envolvendo diversos sistemas. Quais são as causas? E a apresentação clínica? Saiba aqui.

Este conteúdo foi desenvolvido por médicos, com objetivo de orientar médicos, estudantes de medicina e profissionais de saúde em seu dia-a-dia profissional. Ele não deve ser utilizado por pessoas que não estejam nestes grupos citados, bem como suas condutas servem como orientações para tomadas de decisão por escolha médica. Para saber mais, recomendamos a leitura dos termos de uso dos nossos produtos.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades