Tabagismo: Combinação de medicamentos são eficazes no tratamento?

Diversas drogas foram implicadas no tratamento do tabagismo com diferentes taxas de sucesso. Um estudo comparou a eficácia de algumas delas.

O hábito do tabagismo traz diversos danos ao organismo. Diante de diversas patologias cardiovasculares, a cessação do fumo é indicação importante como parte do tratamento. Entretanto, tanto a dependência química, quanto a social, tonam essa atitude um grande desafio. 

Diversas drogas foram implicadas no tratamento do tabagismo com diferentes taxas de sucesso. Medicamentos antidepressivos, patches e gomas de nicotina e antagonistas dos receptores nicotínicos estão dentro do arsenal terapêutico.

Tanto a vareniclina quanto os patches de nicotina são efetivos no tratamento do tabagismo, entretanto seriam essas duas drogas mais efetivas quando utilizadas em combinação?

tabagismo

Estudo

Um estudo fatorial 2X2, randomizado comparou a varenicilina em monoterapia por 12 semanas (grupo A), vareniclina + patch de nicotina por 12 semanas (grupo B), varenicilina em monoterapia por 24 semanas (grupo C), vareniclina + patch de nicotina por 24 semanas (grupo D) em adultos que fumavam 5 ou mais cigarros por dia.

O desfecho primário foi o autorrelato de abstinência de 7 dias em 52 semanas.

Foram randomizados 1251 pacientes (grupo A = 315 / B 314 / C 311 / D 311), a idade média era de 49 anos e 54% eram mulheres. Apenas 60% dos participantes completaram o tratamento e 70% chegaram ao final do seguimento. Os resultados foram extremamente semelhantes em todos os grupos, tanto na comparação de maior prazo de tratamento quanto na combinação dos fármacos (aproximadamente 24% de desfecho primário em todos os grupos). Não ocorreram interações medicamentosas importantes entre os dois medicamentos.

Leia também: Qual o impacto no tabagismo passivo no risco de artrite reumatoide na idade adulta?

Considerações sobre o tratamento do tabagismo

Por fim não houve diferença entre os grupos, o que reforça que a combinação entre as drogas e a extensão do tratamento não encontram embasamento científico para serem realizados. Isso mostra que atingir a cessação do tabagismo não é tarefa fácil, sendo esse ainda responsável por uma alta carga de doenças cardiovasculares no mundo.

Referências bibliográficas:

 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades

Tags