Tapentadol x Oxicodona para controle da dor pós-operatória

A busca por um opioide com maior perfil de segurança para dor pós-operatória é altamente relevante. Saiba mais.

Os opioides são medicamentos que permanecem na primeira linha do tratamento multimodal da dor aguda pós-operatória. Porém, seu uso é limitado devido aos seus efeitos colaterais, como náuseas, vômitos, tonteira, cefaléia, constipação intestinal, íleo, retenção urinária, prurido, sedação e o mais temido deles, a depressão respiratória. Devido a essas limitações, a busca por um opioide com maior perfil de segurança é altamente relevante.

O tapentadol é um analgésico opioide de ação central que age como agonista moderado dos receptores opioides µ e inibindo a recaptação de noradrenalina, atuando na via descendente inibitória de modulação da dor. É metabolizado pelo fígado e eliminado pelos rins. Cinquenta miligramas de tapentadol tem equivalência analgésica a 10mg de oxicodona. 

Foi realizado um ensaio clínico controlado, randomizado e duplo-cego entre dezembro de 2017 a fevereiro de 2019, no hospital universitário de Oslo, Noruega, em mulheres submetidas a histerectomia videolaparoscópica. O objetivo do estudo foi comparar o efeito analgésico do tapentadol com a oxicodona durante as primeiras 24h de pós-operatório. Trinta e sete mulheres foram alocadas no grupo tapentadol (grupo T) e 36 mulheres no grupo oxicodona (grupo O).  Todas receberam paracetamol e etoricoxib imediatamente antes da cirurgia, além de 2µg.kg de fentanil 10min antes do término da cirurgia. O desfecho primário foi dor ao repouso e enquanto tossia na 1° hora de pós-operatório, 15 e 30min, 1, 2, 3 e 24h depois. Os desfechos secundários foram náuseas, vômitos, prurido, tontura, cefaleia, sedação, frequência respiratória e uso de medicações de resgate.

dor pós-operatória

Resultados e discussão

A intensidade da dor em repouso e durante a tosse foi similar nos 2 grupos não somente na 1° hora de pós-operatório – desfecho primário – mas durante todo o período do estudo de 24h. O grupo Tapentadol apresentou menos náuseas e necessidade de antieméticos, mas não houve diferenças entre os grupos para depressão respiratória, vômito, sedação, tontura, prurido ou cefaleia.

A avaliação geral do tratamento da dor foi positiva em mais de 93% dos pacientes, indicando que tanto o tapentadol quanto a oxicodona funcionam bem, como parte de um tratamento multimodal com paracetamol e anti-inflamatórios para dor pós-operatória.

Como náuseas e vômitos afetam negativamente a recuperação pós-operatória, aumentando risco de complicações e tempo de internação, o Tapentadol se mostrou um fármaco interessante. Além disso, a necessidade de menos antieméticos reduz os custos hospitalares.

Como limitações do estudo, podemos dizer que foi limitado à população do sexo feminino e a apenas um tipo de cirurgia, além de ter sido limitado a pacientes sem síndrome de dor crônica ou terapia com opioide no pré-operatório, que podem ser fatores confundidores de dor pós-operatória.

Leia também: Ondansetrona e antieméticos: Comparação entre seus tratamentos em gestantes

Conclusão

Em resumo, a conclusão foi de que o Tapentadol tem eficácia analgésica semelhante à oxicodona nas primeiras 24h após a histerectomia, resultou em menos náusea e necessidade de antieméticos, entretanto nenhuma diferença foi encontrada para depressão respiratória, vômito, prurido, cefaleia, tontura, sedação e satisfação do paciente.

Referências bibliográficas:

  • Comelon M, Raeder J, Drægni T, Lieng M, Lenz H. Tapentadol versus oxycodone analgesia and side effects after laparoscopic hysterectomy: A randomised controlled trial. Eur J Anaesthesiol. 2021 Sep 1;38(9):995-1002. doi: 10.1097/EJA.0000000000001425. PMID: 33428347.

 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades