TC x USG no paciente com pneumonia por Covid-19

Um novo estudo demonstrou que a ultrassonografia pulmonar pode ser uma possível alternativa menos custosa à TC na pneumonia por Covid-19.

Na pneumonia por Covid-19 a tomografia computadorizada é o exame de escolha, por ser mais sensível que a radiografia na detecção das alterações pulmonares e mais precisa na avaliação do grau de comprometimento pulmonar pela pneumonia viral. Um novo estudo, publicado no periódico Intensive Care Medicine, demonstrou que a ultrassonografia pulmonar pode ser uma possível alternativa menos custosa à TC.

Para esse estudo observacional, realizado entre março e abril de 2020, pesquisadores incluíram 100 pacientes adultos de quatro hospitais universitários da França, que apresentaram dispneia aguda e tiveram PCR positivo para SARS-CoV-2. USG pulmonar e TC de tórax foram realizadas nesses doentes em 24 horas após a admissão.

As alterações pulmonares na USG foram analisadas com o uso do Escore Ultrassonográfico Pulmonar (LUS –
Lung Ultrasound Score, no inglês).

Baixe a nova edição da Revista PEBMED aqui!

imagem digital do coronavírus causador da covid-19, que pode chegar na retina

TC x USG na pneumonia por coronavírus

O LUS score foi associado à gravidade da pneumonia avaliada por TC de tórax e características clínicas (p < 0.0001). Além disso, um LUS score alto também foi relacionado ao uso de ventilação mecânica e com uma relação SpO2/FiO2 abaixo de 357.

Com base nesses resultados, os pesquisadores concluíram que a USG pulmonar pode ser uma alternativa menos custosa à TC de tórax para avaliar a gravidade da pneumonia por Covid-19.

No Brasil, algumas unidades de terapia intensiva contam com aparelhos de ultrassonografia, no entanto, há uma escassez de médicos qualificados para realizar o exame. Por isso, apesar dos resultados positivos do estudo, adaptar à realidade brasileira pode ser desafiador.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referência bibliográfica:

  • Zieleskiewicz, L., Markarian, T., Lopez, A. et al. Comparative study of lung ultrasound and chest computed tomography scan in the assessment of severity of confirmed COVID-19 pneumonia. Intensive Care Med (2020). https://doi.org/10.1007/s00134-020-06186-0

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.