TCE e risco de demência: devemos nos preocupar?

Um trabalho mostrou como o traumatismo crânio encefálico pode impactar a vida das pessoas a longo prazo, com foco na demência.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Um trabalho usando dados suecos mostrou como o traumatismo crânio encefálico (TCE) pode impactar a vida das pessoas a longo prazo. Foi investigado como a história de TCE pode influenciar no surgimento de comorbidades, com foco na demência.

A unificação dos prontuários, comum nos países escandinavos, proporciona aos trabalhos um n muito alto, de caráter populacional. O objetivo desse trabalho com um n tão alto foi excluir a possibilidade de TCE e demência como um ciclo, onde pacientes demenciados têm maior chance de TCE. Além disso, as pessoas foram investigadas por mais de 30 anos, o que reduz esse viés.

Os pesquisadores dividiram o estudo em três coortes (para evitar confundimento e influência genética nos dados), todos com pacientes com mais de 50 anos:

– Foi comparado pessoas com história de TCE sem história de demência, e para cada uma dessas pessoas foi selecionado duas sem história de TCE. A partir daí foi comparado se a incidência de demência foi maior no grupo que teve TCE.
– Foi comparado pares de irmãos onde um sofreu TCE e outro não.
– Foi comparado para cada pessoa com demência duas outras sem demência, e a partir daí, buscado retrospectivamente onde houve maior incidência de TCE no passado.

É médico e também quer ser colunista da PEBMED? Clique aqui e inscreva-se!

Percebeu-se que em todas as comparações, pessoas com história de traumatismo aposentam-se mais cedo, assim como a proporção de divorciados e solteiros é maior que a população controle.

Também foi percebido que o TCE aumenta a chance de demência comparado à população geral, com impacto mesmo após mais de 30 anos do trauma. Mostrou-se que a incidência de demência pode ser até 6x maior entre as vítimas de TCE no primeiro ano após o trauma do que a população geral. Traumas graves ou repetitivos têm pior prognostico sobre a incidência de demência. A associação entre demência e trauma também foi mais forte em pacientes diagnosticados com demência antes dos 65 anos.

Bateu uma dúvida? O Whitebook refresca sua memória com conteúdos atualizados. Baixe aqui o nosso app.

Referências:

  • Traumatic brain injury and the risk of dementia diagnosis: A nationwide cohort study, PLOS Medicine, 30 de janeiro de 2018

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Tags

TCE