TDAH: possivelmente autoimune?

Estudo investigou a associação entre uma história de doença autoimune e o risco de desenvolver transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH).

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Artigos publicados recentemente sugerem que as doenças autoimunes desempenham um papel na patogênese de diferentes distúrbios neurológicos. A partir dessa hipótese, um novo estudo investigou a associação entre uma história pessoal e familiar de doença autoimune e o risco de desenvolver transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH).

Para esse estudo, pesquisadores analisaram 983.680 indivíduos nascidos na Dinamarca, acompanhados de 1995 a 2012. As informações sobre doenças autoimunes e TDAH foram obtidas a partir dos bancos Danish National Hospital Register e Danish Psychiatric Central Register.

No total, 23.645 crianças foram diagnosticadas com TDAH durante o período de estudo. A doença autoimune foi associada com um risco aumentado de TDAH por uma proporção de taxa de incidência de 1,24 (intervalo de confiança [IC] de 95%: 1,10 – 1,40).

A análise primária associou doença autoimune materna com TDAH na prole (taxa de incidência: 1,12; IC 95%: 1,06 – 1,19). Em geral, uma história paterna de doenças autoimunes não foi significativamente associada.

Nas análises exploratórias envolvendo 30 transtornos autoimunes selecionados, observou-se um risco aumentado de TDAH em crianças com história familiar de tireotoxicose, diabetes tipo 1, hepatite autoimune, psoríase e espondilite anquilosante.

Pelos resultados desse estudo, os pesquisadores concluíram que a história pessoal e materna de doença autoimune foram associadas com um risco aumentado de TDAH. A associação relatada por estudos anteriores entre diabetes tipo 1 e TDAH foi confirmada.

Veja também: ‘Diagnóstico e tratamento de TDAH na idade pré-escolar’

Referências:

  • Associations Between Autoimmune Diseases and Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder: A Nationwide Study. Nielsen, Philip Rising et al. Journal of the American Academy of Child & Adolescent Psychiatry , Volume 56 , Issue 3 , 234 – 240.e1

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades