Tecnologia permite estabilização térmica de vacinas antivirais a 40°C

Pesquisadores demonstraram que a vacina pode ser preservada por até três meses a 40°C através de uma secagem emmistura de pululano e trealose.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Nova técnica permite o armazenamento eficaz de vacinas virais a 40°C por 12 semanas. O estudo foi realizado por pesquisadores canadenses e publicado neste mês de maio na revista The Nature.

Como sabemos, a maioria das vacinas atualmente disponível, particularmente a vacina viva, têm a sua eficácia muito prejudicada se não forem armazenadas em uma faixa de temperatura de 2 a 8 ° C em todos os momentos. E essa necessidade vital impõe um grande custo com logística aos programas de vacinação em todo o mundo.

vacina

Estabilização térmica das vacinas

Esse problema é contundente em países em desenvolvimento e áreas remotas, que muitas vezes precisam de infraestrutura de cadeia de frio confiável e/ou acesso a eletricidade confiável. Esses desafios são agravados pela rápida mudança climática global, que aumentou significativamente a disseminação de doenças infecciosas, como malária, dengue e zika.

Portanto, o desenvolvimento de uma plataforma versátil de estabilização térmica para vacinas é uma necessidade urgente, pois aumentaria consideravelmente o acesso a programas de vacinação em áreas com serviços insuficientes e diminuiria significativamente os custos desses programas.

Leia maisVacina contra HPV reduz em 89% a incidência de câncer do colo do útero

O que a ciência está trazendo de novo é o desenvolvimento de vacinas termicamente estáveis, que ​​pode aliviar bastante esse problema e, por sua vez, aumentar a acessibilidade a vacinas em todo o mundo. E esse estudo demonstra em detalhes um método simples e econômico para estabilizar vacinas que usam materiais aprovados pela FDA.

Os resultados destes estudos mostraram que a vacina viva atenuada contra HSV-2 reteve a sua eficácia por, pelo menos, dois meses de armazenamento a 40°C, enquanto a vacina inativada contra a influenza foi capaz de reter a sua imunogenicidade por, pelo menos, três meses de armazenamento a 40°C.

Esta descoberta abre um caminho importante para que as vacinas termossensíveis sejam convertidas em vacinas termoestáveis, ​​que não necessitam de refrigeração, contribuindo para a melhoria da implantação de vacinas.

Metodologia

Neste estudo, foi documentado um método simples e de baixo custo para estabilizar termicamente dois vírus envelopados: o vírus Herpes Simplex tipo 2 (HSV-2), que é um vírus de DNA; e vírus influenza A (IAV), que é um vírus de RNA.

O método proposto baseia-se na secagem dos vírus em filme de açúcar feito a partir de uma mistura de pululano e trealose. A trealose é um dissacarídeo comumente usado como agente crioprotetor e estabilizante, enquanto o pululano é um polissacarídeo com boas habilidades de formação de filme, usado na indústria alimentícia para prolongar a vida útil de alimetos.

Além de estarem prontamente disponível por um baixo preço, esses dois compostos também são aprovados pela FDA. Em estudos anteriores, foi mostrado que o uso conjunto de pululano e trealose pode fornecer estabilização a longo prazo para enzimas e bacteriófagos, protegendo-os contra a oxidação e a inativação térmica.

Conclusão

Vacinas contendo vírus com envelope vivo foram escolhidas para este estudo porque são intrinsecamente mais instáveis ​​do que outros tipos de vacinas. Aqui, os pesquisadores demonstraram que a infectividade in vitro destes vírus vivos, e os in vivo imunogenicidade de suas vacinas correspondentes, pode ser preservada por até três meses a 40°C através de uma secagem em uma mistura de pululano e trealose.

É médico e quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.