Telemedicina: uma realidade para a anestesia também?

Será que a anestesia também poderia ser uma especialidade capaz de aproveitar as vantagens e comodidades da telemedicina?

Na era atual, o uso da tecnologia virtual com os smartphones vem crescendo exponencialmente principalmente entre a população jovem dos 18 aos 49 anos e principalmente após a pandemia, onde muitas outras pessoas tiveram que se render a essa nova realidade virtual e realizar a maioria das suas tarefas cotidianas via online. Reuniões, acessos a escritórios, bancos, supermercados, lojas, e até mesmo o trabalho foi direcionado para plataformas digitais e a população ficou cada vez mais familiarizada com o uso desses aparelhos, tanto celulares como computadores. Na medicina não poderia ser diferente, enquanto em outros países o uso da telemedicina como fonte de atendimento médico já estava sendo utilizada mesmo antes da pandemia, no Brasil, após a pandemia, o CFM regularizou as consultas online seguindo protocolos pré-estabelecidos. E essa provavelmente é uma realidade que se perpetuará no meio médico e que já está facilitando tanto a vida do próprio profissional, como do paciente que muitas vezes têm dificuldade de locomoção e que agora pode ser atendido de dentro da sua casa, em horários confortáveis e sem esperas impacientes. Mas a anestesia, será que também seria uma especialidade que poderia tirar vantagens da telemedicina? Até o momento, essa realidade está distante pois a anestesia corresponde a especialidade que menos se utiliza dessa plataforma.

Leia também: Aracnoidite adesiva: uma rara complicação da raquianestesia

Bridges et al publicou uma revisão narrativa sobre o uso da telemedicina para os períodos pré-operatório e pós-operatório relacionados aos cuidados anestésicos. O artigo não só analisou os casos reportados do uso de telemedicina como também os obstáculos presentes na telemedicina para que essa também possa ser utilizada na anestesia.

Consultas pré-operatórias

Nessa revisão Bridges et al já havia avaliado a utilização de telemedicina para as consultas anestésicas pré-operatórias que já eram realidade desde 2004. Nessa época as consultas eram realizadas com o uso de um monitor e uma câmera digital montada em um estúdio que necessitava de um operador remoto para assistir os pacientes de forma remota e isso gerava grande ônus. Atualmente as despesas relacionadas a isso diminuíram significantemente e várias instituições estão utilizando a telemedicina para consultas pré-operatórias com o uso de vídeo conferências por celular e aplicativos móveis de telemedicina, cotidianamente. Esses estudos demonstraram uma grande satisfação por parte dos pacientes com baixo índice de cancelamento.

Em relação a anestesia, a telemedicina pode facilitar o acompanhamento do paciente no período pré-operatório para um melhor preparo do mesmo para a cirurgia. Atividades podem ser monitorizadas remotamente pelos profissionais, permitindo uma otimização remota de por exemplo, controle da anticoagulação, dos níveis de glicemia, controle do peso, e melhora da capacidade funcional antes da cirurgia. Com o avanço da tecnologia, o profissional anestesista poderá avaliar remotamente o estado clínico do paciente assim como sua evolução durante o período pré operatório com dispositivos transmissores de informações direto ao prontuário médico. Obviamente que muitas barreiras ainda existem na monitorização remota como por exemplo a padronização da coleta de dados e do armazenamento desses dados que acabariam dificultando o acesso de alguns profissionais e pacientes não familiarizados com essa tecnologia.

Ouça mais: PEBMED e HA: telemedicina e o cuidado no uso nocivo de substâncias [podcast]

Além disso, já há cinco anos, a telemedicina está sendo utilizada como plataforma de pré-reabiliatção de determinados pacientes antes do procedimento cirúrgico, não necessitando da ida do paciente a centros de reabilitação. Os profissionais podem guiar o paciente remotamente em relação a perda de peso, melhora da capacidade funcional, exercícios específicos diários, entre outros. Muitas vezes a cirurgia determina uma mudança de estilo de vida do paciente e nesses casos o anestesista irá poder remotamente guiar o paciente para alcançar esses objetivos tanto antes como após o procedimento.

Período pós-operatório e pós-terapia intensiva

A telemedicina já é utilizada pelos cirurgiões no período pós-operatório tardio e vem mostrado bastante sucesso com um aumento do acesso dos profissionais, diminuição do tempo de espera e promovendo economia aos pacientes. Porém para os anestesiologistas isso ainda não é uma realidade. Muitos pacientes necessitam de ajustes de medicações, controle adequado da dor, realização de exames após os procedimentos cirúrgicos e muitas vezes acabam se perdendo sem o contato adequado com o profissional. Os anestesistas podem através de plataformas remotas manter contato com os pacientes e fazer as orientações necessárias para a manutenção da recuperação adequada de cada paciente evitando reinternações desnecessárias por falta de acompanhamento adequado. A anestesia não seria mais um procedimento que acabaria no bloco cirúrgico após a alta do paciente, o profissional anestesista também faria parte do pós-operatório domiciliar.

Esse raciocínio também pode se estender aos pacientes que são liberados para casa após internações em unidades de terapia intensiva. Muitos deles desenvolvem doenças crônicas que permanecem após a sua alta e precisam ser acompanhados constantemente. Já é sabido e reconhecido que os pacientes que sobrevivem a um internação em CTI acabam desenvolvendo limitações físicas, cognitivas e psicológicas que acabam afetando tanto o seu dia a dia como seu estado financeiro. Portanto ter uma oportunidade de acompanhar esses pacientes de forma eficaz e segura remotamente proporcionando um follow-up direcionado a cada necessidade é um papel importante na necessidade de maiores evoluções na telemedicina que pode ser realizada pelos profissionais anestesistas.

Clínica da dor

A maioria das consultas por telemedicina se faz em pacientes que estão fora do ambiente hospitalar, e nesse escopo, os pacientes que fazem tratamento para dor crônica são a população representativa para a clínica anestésica.

Muitos pacientes em tratamento para dor têm dificuldade de locomoção e ter que se dirigir a clinicas distantes para a realização de consultas periódicas é bastante desgastante e sofrido, portanto, ter a possibilidade de realizar essas consultas online, dentro de casa, no seu conforto é um dos maiores benefícios da telemedicina. A monitorização e controle adequado da dor nesses pacientes pode ser realizado de forma eficaz, remotamente, através da análise dos sintomas, análise da história pregressa da dor e follow-up promovendo oportunidades amplas, satisfatórias e seguras no acompanhamento do tratamento da dor crônica desses pacientes. Como exemplo dessa evolução podemos citar o desenvolvimento da “smart pill box” que está sendo utilizado em alguns locais dos Estados Unidos. Essa “caixa” tem sua demanda, entrega e inventário de medicações controlados eletronicamente por via remota, fazendo com que o alcance adequado das medicações prescritas cheguem aos pacientes de forma eficaz e segura. Os anestesistas irão poder prescrever, tratar e entregar prescrições de medicações como opioides de forma digital, agilizando o tratamento.

Conclusões

Apesar da telemedicina ainda estar engatinhando dentro da especialidade anestésica, os estudos têm levantado o quão necessário e significativo seria a introdução real e efetiva do atendimento remoto por parte do profissional anestesista. Nesses revisões realizadas por Bridges et al evidenciou-se que há muito mercado concreto para a telemedicina anestésica, onde o anestesista não seria apenas o profissional restrito ao procedimento em centro cirúrgico e muitas vezes esquecido. Ele faria parte da equipe de uma forma maior e mais ampla podendo ter uma interação mais íntima com o paciente desde o período pré-operatório até a alta completa após acompanhamento tardio no pós-operatório.

Referências bibliográficas:

  • Kamdar N, Jalilian L. Telemedicine: A Digital Interface for Perioperative Anesthetic Care, Anesthesia & Analgesia. 2020 fev;130(Issue 2):272-275. doi: 10.1213/ANE.0000000000004513.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.