Tenapanor é aprovado para intestino irritável com constipação

Foi aprovada, nos Estados Unidos, a comercialização dos comprimidos de tenapanor para o tratamento da síndrome do intestino irritável com constipação.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Foi aprovada, nos Estados Unidos, a comercialização dos comprimidos de tenapanor (Ibsrela®, da Ardelyx) para o tratamento da síndrome do intestino irritável com constipação (IBS-C) em adultos.

A dosagem recomendada é de 50 mg duas vezes ao dia, ingerida imediatamente antes do café da manhã (ou da primeira refeição do dia) e imediatamente antes do jantar.

“Tenapanor é uma molécula pequena minimamente absorvida que atua localmente no trato gastrointestinal (GI) para inibir o trocador de sódio-hidrogênio NHE3, resultando em uma elevação dos movimentos intestinais e uma redução da dor abdominal em pacientes com IBS-C”, explica a empresa farmacêutica em um comunicado para a imprensa.

Leia também: Novo medicamento oral para constipação crônica é aprovado

O tenapanor foi avaliado durante a realização de dois estudos randomizados, duplo-cegos e controlados por placebo, que demonstraram igualmente uma redução estatisticamente significativa na constipação e dor abdominal em adultos com IBS-C.

Os desenhos dos ensaios foram idênticos durante as primeiras 12 semanas de tratamento e, posteriormente, diferiram no fato de que o estudo número um (NCT02686138) continuou por mais 14 semanas de tratamento (26 semanas de tratamento duplo-cego), enquanto o estudo dois (NCT02621892) incluiu um período de quatro semana de retirada aleatória (RW) (12 semanas de tratamento duplo-cego). Os pacientes que foram incluídos nesses estudos preencheram os critérios de Roma III para IBS-C, relacionados à dor abdominal e à frequência de movimentos intestinais.

cadastro portal

medicamento tenapanor, disponível nos Estados Unidos

Evento e reações adversas do tenapanor

O evento adverso mais comum foi diarreia (16% com tenapanor vs 4% com placebo no estudo um; e 15% com o medicamento vs 2% com placebo no estudo dois). Foi relatada diarreia grave em 2,5% dos pacientes tratados com tenapanor, em comparação com 0,2% dos pacientes tratados com placebo durante as 26 semanas do estudo um e as 12 semanas do estudo dois.

As taxas gerais de descontinuação foram baixas entre os pacientes tratados com o fármaco (7,6%) e placebo (0,8%). A diarreia foi a reação adversa mais comum que levou à descontinuação (6,5% dos pacientes tratados com tenapanor em comparação com 0,7% dos pacientes tratados com placebo).

De acordo com as informações da prescrição, caso ocorra diarreia grave, o remédio deve ser interrompido e o paciente reidratado.

O medicamento está contraindicado em pacientes com obstrução gastrointestinal mecânica conhecida ou suspeita, e também em pacientes menores de seis anos de idade.

A segurança e a eficácia do tenapanor não foram estabelecidas em pacientes pediátricos com menos de 18 anos de idade.

“O Ibsrela® tem o potencial de fornecer aos pacientes com IBS-C e aos seus médicos um novo mecanismo e uma abordagem inovadora para gerenciar o IBS-C, uma condição altamente onerosa e difícil de tratar que afeta mais de 11 milhões de pessoas somente nos Estados Unidos”, comentou Mike Raab, presidente e diretor executivo da Ardelyx, em um comunicado para a imprensa.

Leia mais: Síndrome do Intestino Irritável (SII), como reconhecer e tratar?

Síndrome do intestino irritável com constipação

A síndrome do intestino irritável com constipação (IBS-C) é um distúrbio gastrointestinal em que a dor abdominal está associada à constipação, afetando significativamente a saúde e a qualidade de vida de 11 milhões de pessoas somente nos Estados Unidos.

Um estudo publicado no American Journal of Gastroenterology, em 2015 mostrou que mais de 50% dos pacientes com IBS-C classificaram a sua dor, constipação e esforço como “extremamente incômodos”. No mesmo estudo, os sintomas gastrointestinais levaram a uma média de 4,9 dias de “produtividade interrompida” e 0,8 dias de trabalho perdido por mês.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências bibliográficas:

 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.